Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham. Neste artigo procede-se...
Este estudo propõe uma análise qualitativa das estratégias de comunicação adotadas pela Direção-Geral da Saúde para com a população portuguesa perante a primeira vaga do surto pandémico da COVID-19. Pretende-se, assim, analisar como é que esta entidade, a partir da utilização da rede social Twitter, desenvolveu a divulgação da informação, procurando definir as características que marcam o discurso de cada uma d...
A unidade curricular (uc) Carteira de Competências (CC) permite o desenvolvimento de competências transversais/soft/hard skills através de experiências pedagógicas não formais/informais assumindo se como uma ação de apoio ao desenvolvimento de competências extracurriculares. Funciona desde 2007/2008 nos planos de estudos das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/I...
Com esta comunicação pretendemos apresentar resultados preliminares do trabalho de investigação que temos vindo a desenvolver – 2017/18-2020/21 – na Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação do 3º ano do Curso de Licenciatura em Comunicação Social. Desde há 4 anos (com um horizonte de 5 para esta investigação) a equipa docente teve como objetivos criar condições estimulantes de ma...
O modelo de trabalho da Unidade Curricular (UC) de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) foi objeto de reformulação no ano académico 2017/2018. Assente numa reflexão sobre as boas práticas pedagógicas e inovação no ensino superior, o presente artigo dá conta da impleme...
O modelo pedagógico da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulação no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promoção do sucesso dos estudantes e das respectivas competências de investigação, cumprindo a calendarização da UC e adotando o modelo de funcionamento em sem...
Trabalho apresentado em CNaPPES.18 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior , 12-13 de julho de 2018, Braga, Portugal; O modelo pedagógico da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulação no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promoção do suce...
O objeto de estudo incide sobre as práticas e as percepções das associações consumeristas portuguesas face à comunicação tendo como questão de partida: que utilização da comunicação fazem as associações de defesa dos consumidores em Portugal? Do ponto de vista das hipóteses considera-se que o consumerismo é um movimento social com manifestações em Portugal e que estas entidades são consumeristas, fazem parte de...
O presente documento pretende dar conta dos progressos efectuados no âmbito da tese de doutoramento em curso ao mesmo tempo que procura clarificar o conceito ‘consumerismo’ no contexto da ‘escola paralela’ referindo a sua relação com os conceitos de literacia, media e cidadania. A tese em curso ‘A comunicação sobre ‘consumerismo’ no quadro de uma revitalização da sociedade civil’ enquadra-se no Ciclo de Estudos...