En los objetivos de desarrollo sostenible de las Naciones Unidas, el objetivo 16 propone trabajar por la paz, la justicia y unas instituciones democráticas sólidas. Los autores y autoras de esta comunicación pensamos que, para conseguir esta meta, es imprescindible avanzar en nuevas alternativas de educación en competencias de cultura democrática en la escuela, siguiendo, por ejemplo, propuestas como la del Con...
Los principios políticos y sociales, que están en la base de los ODS, reclaman una visión del mundo pautada por los valores de una cultura para la democracia, lo que implica que los sistemas educativos de cada país asuman nuevas responsabilidades. En este capítulo, la formación inicial de profesores tiene un papel relevante que desempeñar para garantizar la promoción de actitudes y capacidades, valores y conoci...
En un momento histórico en el que el futuro se concibe como una amenaza, parece altamente relevante educar en la capacidad de imaginar futuros deseables. La Educación para el Futuro (EpF), de tradición anglosajona, representa una referencia de trabajo para responder a las imágenes negativas sobre la idea del provenir. Las competencias de cultura democrática definidas por el Consejo de Europa dan pie a la elabor...
Pensar a formação inicial de professores para responder aos desafios que se colocam à sociedade contemporânea significa preparar os futuros docentes para refletirem criticamente sobre a sua prática na perspetiva do desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia. Este desafio é assumido na formação que realizamos na Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa, embora ainda de uma forma pou...
En un momento histórico en el que el futuro se concibe como una amenaza, parece altamente relevante educar en la capacidad de imaginar futuros deseables. En esta línea, la Educación para el Futuro (EpF), de tradición anglosajona, representa una referencia de trabajo para responder a las imágenes negativas sobre la idea del provenir. Por otro lado, las competencias de cultura democrática definidas por el Consejo...
Macau é uma cidade que se desenvolveu em torno do movimento comercial dos seus portos e da mobilidade de pessoas que, com as mais variadas origens, se foram fixando naquela pequena península do sul da China. Neste sentido, podemos afirmar que a história de Macau é uma história de migrações. São estes movimentos migratórios e o cosmopolitismo da cidade que explicam as suas características multi e interculturais....
Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico é o primeiro e-book organizado pelos professores do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas (DFICD) da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este trabalho materializa o desejo dos professores do DFIDC de aprofundar o estudo e a reflexão em torno da interdisciplinaridade e da integração curricular, contribuindo assi...
We move again to the regional focus, this time towards Southeast Asia with the chapter on Macau (by Gomes Dias and Malheiros). The focus is put on the old colonial Portuguese territory within a historical perspective (from 1999). From its origins in the mid-16th century to the founding of the Macao Special Administrative Region (MSAR) in 1999, the definition of the land and sea boundaries of Macao has always be...
A Prática de Ensino Supervisionada (PES) deve ser assumida como um vetor fundamental na conceção e implementação de um plano de estudo de formação inicial de professores, no entanto, pode desempenhar um papel mais abrangente que ultrapasse o simples acompanhamento dos períodos de iniciação à prática docente dos estudantes em formação. No âmbito da PES, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESE...
O presente estudo foi concretizado em dois contextos socioeducativos distintos, no ano letivo 2015/2016, em duas turmas do 5.º e 3.º anos de escolaridade. Sem perder de vista as características dos alunos de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo, a qual se centra na utilização da imagem enquanto recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficam...