12 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

The relationship between childhood abuse and adult attachment styles: the media...

Silva, Alexandra; Ferreira, Simão; Silva Pinto, Élia; Rocha, Susana Aguiar; Barbosa-Rocha, Nuno

Child abuse portrays health and well-being issues that can last for several years, including altering interpersonal behavior. Evidence has shown that these early negative experiences may cause changes in sensory modulation. This study aimed to understand if sensory over-responsivity (SOR) plays an important role in mediating the association between childhood abuse (emotional abuse, emotional neglect, sexual abu...


Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupaciona...

Fróis, Maria Carolina; Silva Pinto, Élia

Introdução: A revisão da narrativa tem como objetivo analisar artigos científicos, de forma a identificar o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Método: A revisão incluiu 14 artigos analisados, entre 2006 e 2021, que abordaram os benefícios da doll therapy e a caracterização do envolvimento ocupacional da pessoa com demência, separadamente. Para tal, foram utilizadas as ba...


Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricu...

Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, Nuno

Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocup...


Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e...

Alves, Anabela Oliveira; Trigueiro, Maria João; Silva Pinto, Élia

Introdução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Question...


Training in occupational therapy: design of a curriculum transformation project...

Martins, Sílvia; Vieira da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, Nuno

Introduction: The development and redesign of curricula is seen as a key activity of higher education institutions. At the international and national level, there is an evident growing interest in research in curriculum design, and in creating diverse educational paths that correspond to the aspirations of the population's future and the needs of society. The paradigm shifts that have occurred in recent years m...


Retention in school

Silva, Cláudia Ribeiro da; Veiga, Feliciano; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel

Introduction: In Portugal, the retention in school presents worrying figures. The indicator "Direct Paths to Success", created by the Ministry of Education, shows that the majority of students who did not finish secondary school in 2019 was because they failed a year or had a negative score in at least one of the national exams. Out of a universe of 456,368 students, only 201,937 (44%) had the so-called "direct...

Date: 2021   |   Origin: Millenium

Retenção escolar: pode o envolvimento afetivo dos alunos com escola contribuir ...

Silva, Cláudia; Veiga, Feliciano Henriques; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel

Introdução: A retenção escolar em Portugal assume valores preocupantes. A análise ao indicador "Percursos Diretos de Sucesso", criado pelo Ministério da Educação, permite perceber que a maioria dos alunos que deveria ter terminado o 3.º ciclo ou o ensino secundário em 2019 não o conseguiu fazer sem reprovar um ano ou ter negativa em, pelo menos, um dos exames nacionais: num universo de456.368 estudantes, apenas...


Retenção Escolar: Será o envolvimento dos alunos na escola um bom preditor?

Silva, Cláudia; Veiga, Feliciano Henriques; Silva Pinto, Élia; Ribas, Ana C.

O envolvimento dos alunos na escola tem sido associado ao grau de comprometimento com a escola e à motivação para aprender. Vários estudos apontam a falta de envolvimento dos alunos como estando associada ao baixo rendimento académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. Esta investigação tem como objetivo averiguar se os alunos com retenção escolar no final do ano letivo foram os que manifestar...


Avaliação da acessibilidade numa escola secundária: inclusão escolar

Vieira, Ana Isabel; Silva Pinto, Élia

As escolas deverão promover condições que garantam o acesso e participação de todos os alunos, independentemente das suas diferenças e das atividades pedagógicas a realizar. Para que haja a oferta de um ensino de qualidade, a inclusão escolar não se pode prender só com questões pedagógicas mas também com o ambiente em que as aprendizagens ocorrem. Só assim será implementado um modelo de ambiente ...


Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental

Silva, Cláudia; Veiga, Feliciano Henriques; Silva Pinto, Élia; Ribas, Ana

O envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio...


12 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date







Document Type




Access rights


Resource






Subject