This study examines how specific variables such as age, first language, nationality, school grade and socioeconomic status (SES) affect the comprehensibility of second language (L2) speech in 92 second/non-native language learners. Comprehensibility refers to the degree of speech understanding. Fluency, rhythm, grammatical features and word stressing are concurrent factors for the listening comprehension (and t...
A investigação sobre leitura indica a importância de se avaliar a leitura oral de palavras. Esta avaliação permite caracterizar os erros de leitura no sentido de identificar as estratégias que lhes subjazem e assim compreender o processo de aquisição da leitura. O presente estudo teve como objetivo uma análise psicolinguística dos erros de leitura de crianças a frequentar do 1º ao 4º ano de escolaridade, no cas...
Foram realizados dois estudos empíricos. O primeiro teve por objetivo explorar o desempenho na leitura de crianças durante os quatro primeiros anos de aquisição da leitura, estudar os padrões de tipologias de erro e os processos cognitivos subjacentes aos tipos de erros de leitura. Realizou-se uma análise psicolinguística aos casos de correspondências grafo-fonológicas específicas e estruturas silábicas complex...