Resumo: Objetivo: Analisar a percepção de acadêmicas do curso de Estética e Cosmética sobre a gordofobia. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma Universidade particular do município de Fortaleza/CE com cinco acadêmicas do curso de Estética e Cosmética. A coleta foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e individual, e após transcrição e análise das falas de acordo com Min...
Inspiradas em intervenções lúdicas no campo da Educação, relatamos a construção de um jogo de tabuleiro com personagens que apresentam algumas características de privilégios e desigualdades econômicas, sociais e históricas. Trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever uma estratégia pedagógica, visibilizando a diversidade humana com graduandos de cursos da Saúde de uma universidade no Nordeste br...
Neste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeita...