28 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Profissionalização docente e autoavaliação das escolas: Tendências das perspeti...

Sousa, Joana Raquel Faria

[Excerto] Em educação, os discursos em torno da profissionalização docente e da autoavaliação escolar constituem pontos centrais de análise. Este capítulo atenta aos desafios da profissionalização docente nas perspetivas apresentadas por organizações transnacionais, e pretende explorar as tendências contemporâneas internacionais no panorama educacional mais amplo. O debate do impacto transnacional nas políticas...


Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na rea...

Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Sousa, Joana Raquel Faria; Maia, Ila Beatriz Silva

Partindo-se das opções políticas em educação na Ibero-América, este artigo incide na análise de medidas tomadas em Portugal em resposta à evolução da pandemia da COVID-19. Da análise teórico-conceptual ressaltam o uso sistemático da modalidade de ensino a distância e os efeitos que acentuam uma realidade educacional marcada pela desigualdade e exclusão. Baseado num estudo empírico, de natureza quantitativa, atr...


External evaluation of schools in Portugal and the global agenda

Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto

New modes of global educational governance are affecting contemporary education (Gulson, Lewis, Lingard, Lubienski, Takayama, & Webb, 2017). Educational evaluation is one example of how the global agenda discourses are significant to national contexts, making the global commitments the basis of the glocal actors’ agency (Ball, 2016). Grounded by this framework we aim to analyse how transnational discourses can ...


Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isol...

Morgado, José Carlos; Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto

A educação confronta-se hoje com uma série de desafios, resultantes da crise provocada pela pandemia COVID-19. A mudança da forma de trabalho dos professores é um bom exemplo, já que, por causa do confinamento social que essa crise gerou, e no contexto de medidas de emergência, o ensino presencial deu lugar ao ensino online, uma modalidade que é acelerada de modo intenso em transição para a sociedade digital ou...


Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedag...

Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana Raquel Faria; Maia, Ila Beatriz Silva

Partindo da questão “Que desafios curriculares e pedagógicos enfrenta a educação superior no século XXI, tendo em consideração a relação indissociável entre conhecimento e aprendizagem?”, neste artigo são abordados os conceitos de conhecimento e aprendizagem, perspetivados pelos desafios curriculares e pedagógicos que o século XXI coloca de um modo tão profundo a partir de dinâmicas de mudança, que encontram na...


Currículo, inovação e flexibilização em educação

Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Viana, Isabel Carvalho

[Extrato] A crescente complexidade social que se faz sentir nas escolas exige uma organização racional e flexível, nos sistemas educativos, que permita o desenvolvimento da sociedade coeva. O respeito pela complexidade das práticas educativas implica que as reformas acompanhem e, sobretudo, fomentem a capacidade de resposta aos desafios impostos. Ao invés da busca pela redução da complexidade, urge a análise da...


Avaliação externa das escolas em Portugal: ensaio sobre racionalidade e signifi...

Sousa, Joana Raquel Faria

A avaliação é um processo que agrega diferentes dimensões de um objeto. Em educação, e pelas características que fundamentam as Ciências Sociais, a avaliação educacional desenvolve-se com base na análise crítica do processo e dos resultados qualitativos e quantitativos, justificando o processo deliberativo do estudo do objeto com fundamentações epistemológicas e científicas, que consideram as características do...


Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional

Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.; Em tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas de avaliação institucional é ...


Conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto da avaliação ext...

Sousa, Joana Raquel Faria

Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular); A definição de currículo é um exercício contínuo, cuja tentativa de delimitação é eminentemente anacrónica, fruto da constante tensão e construção partilhada pelos diversos sujeitos (individuais e coletivos) na arena (Pinar, Reynolds, Slattery, & Taubman, 2008). A investigação realizada pretende contribuir para a compree...


Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação ...

Sousa, Joana Raquel Faria

A Avaliação Externa de Escolas (AEE) em Portugal surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, sendo implementada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a partir de 2006. Os efeitos da AEE em Portugal são já visíveis e vários estudos nacionais apontam para a tendência de alterações ao nível curricular, pedagógico e organizacional na escola pública (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016...


28 Results

Queried text

Refine Results

Author












More optionsLess options

Date










More optionsLess options

Document Type








More optionsLess options

Funding



Access rights


Resource


Subject





















More optionsLess options