7 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Consensus-based guidelines for best practices in the selection and use of exami...

Freitas, Jorge; Lomba, Alexandre; Sousa, Samuel; Gonçalves, Viviana; Brois, Paulo; Nunes, Esmeralda; Veloso, Isabel; Peres, David; Alves, Paulo

Background/Objectives: Healthcare-associated infections (HAIs) and antimicrobial resistance (AMR) present significant challenges in modern healthcare, leading to increased morbidity, mortality, and healthcare costs. Examination gloves play a critical role in infection prevention by serving as a barrier to reduce the risk of cross-contamination between healthcare workers and patients. This manuscript aims to pro...


Perceção da competência motora dos professores em relação à competência motora ...

Sousa, Samuel

Este relatório visa apresentar uma análise aprofundada do estágio curricular desenvolvido na área de Educação Física (EF), no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira secção, é caracterizado o contexto institucional onde o estágio decorreu, descrevendo-se em detalhe a escola e as turmas envolvidas no processo formativo. Na segunda secção, são explicados os procedimentos pedagógicos adotados...

Date: 2024   |   Origin: Instituto Piaget

CO-4 SIMULATION AS A STRATEGY FOR TRAINING CARDIOPULMONARY RESUSCITATION SKILLS...

de-Sousa, Carolina; Pereira, Maria Aurora; Sousa, Samuel; Sá-Couto, Carla

Introduction and Objectives Cardiac arrest (CA) is a major health problem as it represents one of the most common causes of death[1]. Prompt recognition and response are essential to improve patient outcome, especially in Intensive Care Units (ICUs), where the patients, although with continuous monitoring, present higher illness severity with organ dysfunctions, contributing to worst outcomes. Considering that ...


P-5 SIMULAÇÃO NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS DE UMA EQUIPA DE EMERGÊNCIA MÉDICA INT...

Correia, Andreia; Sousa, Clementina; Sousa, Samuel

Introdução e Objetivos: A formação contínua e o desenvolvimento profissional dos enfermeiros são fatores essenciais para atingir e manter uma prática de cuidados baseada na evidência, e mais qualidade nos cuidados (1). A Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar (EEMI) tem a responsabilidade profissional de aprofundar e manter atualizados os seus conhecimentos e as suas competências no atendimento à pessoa e...


P-6 FORMAÇÃO CONTINUA EM COMPRESSÃO CARDÍACA EXTERNA COM RECURSO A SIMULAÇÃO

Maciel, Reinaldo; Pereira, Aurora; Sousa, Samuel; Freire, Elisa

Introdução e Objetivos: Segundo a AHA1 as vítimas de PCR não recebem RCP de alta qualidade e a maioria não sobrevive. Realização de RCP de alta qualidade tem implicações na probabilidade de reversão de PCR Para analisar os contributos da formação contínua com recurso à simulação, na melhoria da performance dos enfermeiros na Compressão Cardíaca Externa (CCE), em contexto de emergência, delineamos os objetivos e...


P-8 EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL APRIMORADA POR SIMULAÇÃO: GANHOS PERCEBIDOS PELO...

Freire, Elisa; Pereira, Aurora; Sousa, Samuel; Maciel, Reinaldo

Introdução e Objetivos A simulação de alta-fidelidade (SAF) é recomendada pela OMS para a formação profissionais de saúde. Diversos estudos1 descrevem a efetividade da simulação na educação interprofissional (EIP). Uma Escola de Formação em Emergência do norte do país, em colaboração com a ESS-IPVC, desenvolveu um curso de Emergência Médica Intra-hospitalar com recurso a SAF (EMI-Sim) para dar resposta à necess...


P-11 EMI-sim: curso de simulação de m emergência implementado num hospital dist...

Corga da Silva, Rogério; Romano, Miguel; Abreu, Joana; Alves, Daniel; Sousa, Samuel; Vaz, Miguel; Caldeiro, José

  Apresentar o curso de Simulação multidisciplinar EMI-Sim criado num hospital distrital como técnica para a melhoria dos profissionais.    • Materiais e Métodos: . Descrever curso, e apresentar resultados de testes, e de questionário de satisfação. Resultados e Discussão: Pré-teste nas 2 primeiras edições com média de 26/30. Pré-teste na 3ª edição com média de 28/35 e teste final  com média de 33/35. Questioná...


7 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




Document Type



Access rights


Resource




Subject