Apresentação do dossiê.; Presentación del dossier.
El texto es el resultado de una investigación realizada en una comunidad rural del interior de Bahía. Por tanto, se partió de la siguiente pregunta: ¿qué cuentan los niños sobre la experiencia de vivir en Canudos Velho? A lo largo del estudio, buscamos comprender cómo los niños tejen sus experiencias, asignan significados a los lugares y grafican los espacios de vida. Desde el punto de vista metodológico, el es...
Dossiê A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos, organizado por Patrícia Aparecida do Amparo e Denice Barbara Catani. As provocações colocadas na chamada do dossiê evidenciam modos como nos relacionamos com os livros, como compomos nossas bibliotecas e formamo-nos a partir deles e também como construímos e nos constituímos pelo que lemos e dos modos que lemos. Esse movimento de inflexão e reflexi...
Pensar a formação como um ato epistêmico-político é um desafio que tem gerado reflexões diversas sobre dimensões de pesquisa-formação e suas articulações com a pesquisa (auto)biográfica, assim como das condições de trabalho docente, notadamente no contexto da pandemia. O último volume da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (RBPAB) se dedica às questões de ensino e de formação, voltando-se para deslo...
"APRESENTAÇÃO - Os textos reunidos no livro Em busca de um Horizonte: narrativas sobre educação, arte e resistência foram inspirados nos debates realizados durante o evento VI Simpósio Internacional Horizontes Humanos, que aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, em 2018. O livro está dividido em quatro partes: Resistências cotidianas para além da utopia, Demasiado humano: as diferentes l...
In this article, the authors propose a reflection on the idea of negativity in a critical and philosophical perspective that can approach in other ways the meanings and purposes of the formation of both the individual and the thought in current times. The denial, or yet, a philosophy of negativity (Adorno, 2009) is presented as a breeding ground for a reconfiguration of the pedagogical ideal and its possibiliti...
A publicação do número 14 da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) integra o dossiê Memórias, narrativas e patrimônios, voltado para discussões sobre memória, narrativa e patrimônio e também a Seção Artigos, constando com nove textos que ampliam discussões sobre a abordagem (auto)biográfica, estudos de estado da arte, de práticas de formação e narrativas autorreferenciais de professores, pesqu...
A dimensão planetária da pandemia, deixa e deixará marcas históricas caso não sejamos capazes de refletirmos como nos relacionamos com nós mesmos, com os outros, o meio ambiente e como podemos pensar e narrar a vida em um mundo que nos exigirá ações outras de cuidado, autocuidado e atenção coletiva. Implicada com este tempo e com suas manifestações a Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, conclui...