Na heterogeneidade daquilo que é entendido e vivenciado enquanto doença, um formato de concepção e análise desse fenómeno tem ganho relevância nos estudos sociais da saúde: as narrativas de experiência pessoal de doença. Estas fornecem materiais únicos para explorar as formas pelas quais os indivíduos dão sentido à doença, colocando em evidência modelos explicativos que articulam as dimensões da experiência pes...
Clinical encounters are the most widely shared form of engagement of citizens with health care and medical knowledge and a major setting for the constitution of the health-aware, somatic citizen and are included in the repertoire of participation in the field of health. Following Joelle Zask's notion of participation, we propose to look at clinical encounters as an instances of "taking part" in the field of hea...
No projeto “Avaliação do estado do conhecimento público sobre saúde e informação médica em Portugal” procuramos explorar, através de narrativas de experiência de doença, novas abordagens sobre o conhecimento em saúde, por forma a colocar a tónica na multiplicidade e singularidade de experiências, sentidos e trajetórias que atravessam a relação entre sujeitos e informação médica. Neste artigo, discutiremos a est...
O presente artigo explora o modo como as pessoas explicam e atribuem sentido às suas experiências de doença através de um estudo de caso sobre a asma, uma doença respiratória crónica que integra o conjunto de doenças definidas como prioridades do Plano Nacional de Saúde. Procurou-se conhecer os modelos explicativos e as trajetórias das pessoas que têm asma; o seu envolvimento com os serviços e com os profission...
Health literacy has become a key-element of public health promotion – rising as a discipline, a career and even a transactional value – and a variety of professionals have assembled around it. This paper departs from the divergent notions of health knowledge that such heterogeneity entails. Embracing a patient-centered and narrative-oriented approach, our objective is to problematize the ways in which health kn...