Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar evidências de validade de uma versão brasileira da Fear of COVID-19 Scale (FCV-19S), com base em indicadores concernentes: (1) à estrutura interna; (2) à consistência interna; (3) à relação com variáveis externas; e (4) ao conteúdo. Procedeu-se a adaptação cultural do instrumento, com foco em aspectos semânticos e linguísticos próprios do Brasil. A seguir, es...
Resumo Há lacuna de estudos nacionais acerca de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e envolvimento em bullying escolar, ainda que esses indivíduos frequentem cada vez mais escolas regulares. Assim, este estudo identificou a participação em bullying de estudantes com TEA, de acordo com eles mesmos, seus pais e seus professores de educação física (EF), bem como analisou o quanto conhecem a respeito d...
ABSTRACT Objective: Elaborate and validate an educational technology for adolescents on leprosy, focusing on preventing the disease and reducing stigma. Method: First, a prototype of the educational technology was elaborated and later analyzed by 17 adolescents and 7 researchers’ experts in the leprosy area and educational technologies who answered a questionnaire with questions related to the subject. Subseque...
Este estudo avalia a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA) quanto à validade da sua estrutura interna, consistência interna, e na relação com outra variável (stress). Para tal, foram analisadas respostas à EVA de 1.484 alunos de escolas públicas do 6.o ao 9.o ano do Ensino Básico provenientes de seis cidades de quatro estados do Brasil. Notou-se que a escala é formada por dois fatores: vitimização presencial...
RESUMO Este estudo teve como objetivo avaliar possíveis relações entre uso de drogas e envolvimento em bullying entre adolescentes. Participaram 1.192 adolescentes escolares, que preencheram um formulário de informações sociodemográficas, DUSI R e Escala de Violência Escolar. Enquanto o consumo de álcool, cocaína e algum tipo de droga (exceto álcool e tabaco) foi associado a ser autor de bullying, o uso de algu...
RESUMO Objetivo Analisar a existência de possível associação entre a exposição ao abuso sexual na infância e qualidade de vida inferior em universitários. Métodos Participaram da pesquisa 935 estudantes universitários que responderam ao questionário de prevalência de abuso sexual infantil e ao questionário abreviado de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL-bref), bem como a questões sociodemográficas e sobre h...
Resumo: A violência escolar e a depressão parecem interferir no engajamento emocional escolar (EEE). O presente estudo analisou as relações de impacto de um conjunto de variáveis no EEE, a partir de testes de um modelo teórico. Para isso, 634 alunos, com idade média de 13,6 anos, de duas escolas públicas do interior de São Paulo responderam à Escala de Violência Escolar - Versão Estudantes, Inventário de Depres...
Considerável atenção da ciência vem sendo dada ao impacto negativo do bullying, contudo poucos estudos investigaram especificamente as consequências do bullying de acordo com os tipos de envolvimento (alvo, autor, alvo/autor). O presente estudo examinou a relação entre tipos de bullying e sintomas depressivos. Responderam a um questionário brasileiro sobre violência escolar (Escala de Violência Escolar - Versão...