9 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Framework for a research-based and interdisciplinary use of sensors in elementa...

Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Tempera, Tiago

Sensors should be integrated into teacher education, as they are essential tools in the digital practices needed for full participation in society. Electronic sensors can be used as laboratory/scientific tools, as everyday mobile learning tools, and as epistemic mediators in several scientific fields, as well as in interdisciplinary approaches. In this way, electronic sensors can play multiple roles in the main...


Educational intervention projects in the 1st BEC: from problems to problematic

Dias, Alfredo Gomes; Tempera, Tiago

Supervised Teaching Practices play a very important role in the study plans of initial teacher education programs at the Escola Superior de Educação de Lisboa. One of the lines that guide professional initiation practices points to the use of Project-based Methods in the design, implementation, and evaluation of intervention projects. Having identified weaknesses in the phase of defining the problematic of inte...


Project-based Learning in the educational practices of beginning teachers

Tempera, Tiago; Tinoca, Luís

The beginning of a teacher's career is a challenging period for the development of their educational practices. Despite valuing active teaching methods, such as Project-based Learning, the pressure felt at this stage leads teachers at the beginning of their careers to experience difficulties of a diverse nature in its implementation. This study aims to understand how elementary school teachers at the beginning ...

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

Contributos da metodologia de trabalho de projeto para o desenvolvimento profis...

Tempera, Tiago

Durante o seu percurso académico na formação inicial, os futuros professores entram em contacto com metodologias ativas de ensino diversificadas, tais como a Metodologia de Trabalho de Projeto, que contrastam com o tipo de metodologias essencialmente centradas no professor, que experienciaram na sua escolaridade. Devido ao confronto com as suas experiências pessoais, os estudantes demonstram algumas dificuldade...


Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecim...


O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação ...

Serrazina, Maria De Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; Veloso, Graciosa

O novo modelo de formação inicial (Decreto-Lei 43/2007) exige que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e os futuros educadores de infância façam pelo menos 30 ECTS de formação em Matemática na Licenciatura em Educação Básica (LEB), mas a forma e o conteúdo desta formação é da responsabilidade de cada instituição, que define as unidades curriculares, o seu conteúdo e a forma como são lecio...


A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterizaç...

Tempera, Tiago; Serrazina, Maria De Lurdes; Loureiro, Cristina

Este estudo pretende proporcionar contributos para a caraterização dos conhecimentos factuais e relacionais em geometria dos estudantes da licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação do centro do país. Tendo como questão central perceber quais os conhecimentos em geometria que os estudantes em formação inicial de professores possuem, o estudo consistiu na criação, implementação e análise ...


Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatu...

Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, Tiago

O presente artigo tem como objetivo geral analisar o desempenho dos alunos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa na prova de língua portuguesa de acesso ao 2º Ciclo de estudos, no ano letivo de 2010-11. Em concreto, procurar-se-á: (i) caracterizar os candidatos; (ii) identificar as áreas de maior (in)sucesso no âmbito das competências em avaliação (leitura, escrita e conhec...


A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterizaç...

Tempera, Tiago

Este estudo pretende proporcionar contributos para a caracterização dos conhecimentos factuais e relacionais em geometria dos estudantes da licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação do centro do país, tendo em vista a melhoria da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e educadores de infância e, consequentemente, das práticas educativas na educação básica. ...


9 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date








Document Type





Funding



Access rights


Resource





Subject