11 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados ...

Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Serrazina, Lurdes; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira; Tomás Ferreira, Rosa; Martins, Cristina

Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...



Opening note

Oliveira, Hélia; Jacinto, Hélia Jacinto; Tomás Ferreira, Rosa



Comunicação na sala de aula: A perspetiva do ensino exploratório da matemática

Guerreiro, António; Tomás Ferreira, Rosa; Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena

This paper aims at answering to the challenge of thinking about the communication that occurs in the mathematics classroom. We disagree with the simplistic view of communication as a tool for knowledge transfer (from teacher to students); instead, we assume communication as a process of interaction, in which mathematical knowledge is socially constructed. Such a vision of communication in the mathematics classr...


Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemáticas.

Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa; Boavida, Ana Maria; Menezes, Luís

Este livro contém os textos das conferências plenárias e das comunicações orais, após revisão por pares.


Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática

Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, António

Este capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala...


THE ROLE OF DIDACTICAL KNOWLEDGE IN SEIZING TEACHABLE MOMENTS

Tomás Ferreira, Rosa; Martinho, Maria Helena; Menezes, Luís

Drawing on a short analysis of a classroom episode, we reflect on the teacher’s actions and their relationship to his/her didactical knowledge, namely in its dimensions of knowledge of mathematics and knowledge of instructional processes. Focusing on these dimensions, we discuss the answers of some future and practicing teachers to a written assignment based on that episode. Anchored in the notion of didactical...


Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching

Menezes, Luís; Guerreiro, António; Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa

This paper is an essay on the role of the mathematics teacher’s questioning in in¬quiry-based teaching. Questions are important communication tools that are used by the teacher for various purposes and underpin different visions of what it means to teach mathematics. Inquiry-based mathematics teaching has achieved relevance as a powerful alternative to direct teaching, which is inefficient in complying with cur...


Práticas profissionais dos professores de matemática: o projeto P3M

Da Ponte, João Pedro; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Moreira, Darlinda; Martinho, Maria Helena; Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa

O projeto P3M tem como objetivo estudar as práticas profissionais na sala de aula de professores de Matemática. Pretende igualmente produzir recursos multimédia para formação inicial e contínua de professores do ensino básico e do ensino secundário. Neste poster apresentamos o projeto, indicando os seus objetivos, quadro conceptual, metodologia de trabalho e resultados preliminares, tanto no que se refere às pr...


11 Results

Queried text

Refine Results

Author




















Date









Document Type







Access rights


Resource



Subject