Resumo Objetivo Analisar as atitudes para o autocuidado de pessoas com diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Métodos Estudo descritivo-exploratório, realizado com 18 pessoas com diabetes tipo 2 vinculadas a duas Unidades Básicas de Saúde, que participaram de entrevistas e grupos focais. Os conteúdos textuais foram processados no software IRaMuTeQ. Para avaliar a associação entre as variáveis categóricas, foi uti...
ABSTRACT OBJECTIVE Evaluate the effectiveness of a diabetes mellitus educational program in primary health care. METHODS This cluster randomized trial was conducted in a sample of 470 people with type 2 diabetes mellitus from eight health units, randomly assigned to two groups: intervention (n = 231) and control (n = 239). The intervention group participated in the educational program composed of three strategi...
Resumo Objetivo Avaliar o efeito da visita domiciliar na adesão e empoderamento das práticas de autocuidado em diabetes mellitus tipo 2. Métodos Ensaio clínico randomizado por clusters, com a participação de 145 usuários com diabetes mellitus tipo 2, sendo 34 do Grupo intervenção e 111 do Grupo controle. Foram utilizados os questionários de Autocuidado com o diabetes e Diabetes Empowerment Scale-Short Form para...
RESUMO Objetivo: Avaliar a adesão e o empoderamento do usuário com diabetes mellitus para as práticas de autocuidado e controle glicêmico na educação em grupo. Método: Ensaio clínico randomizado por cluster, com a participação de usuários com diabetes mellitus tipo 2. Todos os usuários estavam vinculados às Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis/MG, Brasil, durante os anos de 201...
ABSTRACT OBJECTIVE To translate, cross-culturally adapt and validate the Diabetes Empowerment Scale – Short Form for assessment of psychosocial self-efficacy in diabetes care within the Brazilian cultural context. METHODS Assessment of the instrument’s conceptual equivalence, as well as its translation and cross-cultural adaptation were performed following international standards. The Expert Committee’s assessm...
Resumo Objetivo: Analisar a percepção dos usuários com diabetes Mellitus Tipo 2 sobre a estratégia de educação em grupos na promoção do autocuidado. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado entre janeiro de 2011 e setembro de 2012. A coleta de dados foi realizada com 12 usuários de uma Unidade Básica de Saúde que participaram da educação em grupos. Foram realizados dois grupos focais. Os ...
Abstract OBJECTIVE Check the relationship between the users' contact time in educational programs and self-care and knowledge variables in diabetes mellitus. METHOD A longitudinal study with a quantitative approach with the participation, in the initial phase, of 263 users linked to Basic Health Units in Belo Horizonte, Brazil during the years 2012 and 2013. The data were collected with respect to the total con...
OBJECTIVE: To analyze the perception of primary care physicians and nurses about access to services and routine health care provided to sickle cell disease patients.METHODS: This descriptive exploratory study took a qualitative approach by surveying thirteen primary care health professionals who participated in a focus group to discuss access to services and assistance provided to sickle cell disease patients. ...
O objetivo do estudo foi analisar percepções e experiências em Educação em Saúde de 166 profissionais de equipes de Saúde da Família de Contagem (MG, Brasil), que responderam um questionário sobre práticas de Educação em Saúde. Os participantes consideraram aspectos além da finalidade informativa, ao relatar práticas voltadas à qualidade de vida e à formação humana. Todas as categorias profissionais mencionaram...
O objetivo desse estudo foi compreender as competências necessárias aos profissionais de saúde nas práticas educativas em Diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Um total de dez profissionais de saúde inseridos em Unidades Básicas de Belo Horizonte-MG, participaram de entrevistas e grupos focais. Os achados foram organizados a partir da identificação das seguintes categorias: importância das práticas educativas; c...