Abstract Objective: To investigate the association between birth weight and excess weight among students aged 6–14 years, adjusted for life course confounding factors. Methods: Cross-sectional study with 6–14-year-old schoolchildren in 2010; 795 school children from two public schools. In addition, a sub-sample was selected using a case-cohort study approach. Sociodemographic, breastfeeding, food introduction, ...
Apesar da redução da mortalidade na infância, as causas ainda são majoritariamente evitáveis, e a sobrevida pode estar condicionada à situação de ameaça à vida ao nascer. Foram estimadas a carga de ameaça à vida ao nascer, de near miss neonatal, e a mortalidade, com ênfase na evitabilidade, e sobrevida na infância, em coortes de nascidos vivos. Estudo de coorte retrospectiva de nascidos vivos residentes no Muni...
Peso ao nascer é uma informação essencial nos estudos de programação fetal e, em geral, obtida retrospectivamente. No Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), peso ao nascer é uma informação válida, mas nem sempre acessível. Objetivou-se estabelecer um algoritmo para seleção da fonte de dados de maior confiabilidade do peso ao nascer na ausência da informação do SINASC. No estudo seccional de estud...
O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre as características dos indivíduos e do contexto no uso de serviços odontológicos no Brasil, e analisar as diferenças entre grupos populacionais nas proporções de uso destes serviços entre os anos de 1998 e 2003. Foram analisados os dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios (PNAD) de 2003, a partir de modelo logístico hierárquico das chances de u...
Objetivo: avaliar as complicações clínicas da gestação e as complicações do parto como fatores de risco de óbito perinatal. Metodologia - Pacientes: os casos (óbitos perinatais) foram identificados a partir de 3.031 partos assistidos em maternidade de nível terciário (Hospital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, PMERJ). Após cada caso foram selecionados 3 controles de forma seqüencial. Métodos: o de...