Este artigo objetiva mapear e analisar estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola, tendo como embasamento uma revisão sistemática da literatura. Os trabalhos analisados encontram-se indexados nas bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes-BDTD; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Portal de Periódicos Capes (Acesso CAFe) e The Scientific El...
The purpose of this study was to compare the prevalence of motor competence among children and adolescents from two metropolitan cities, one in Portugal and one in Brazil, and analyzed the association between motor competence and weight status and bullying roles. A Cross-sectional and cross-cultural study was applied. The sample comprised 785 children and adolescents aged 7-14. Motor competence was assessed usi...
This article aims to identify and analyze what has been discussed among research involving bullying and students with disabilities, as well as to present strategies for coping and preventing this problem. In order to support this analysis, a systematic review of the literature was carried out in works indexed in the following databases: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal de Periódicos CAPES a...
O objetivo deste artigo foi analisar o bullying e suas associa-ções com variáveis sociodemográficas de adolescentes do interior de SC. Em relação ao método, participaram 539 adolescentes do Oeste de SC. As variáveis sociodemográficas e os papéis de participação no bullyingforam identificados pelo Questionário de Olweus. Como resultado, veri-ficaram-se 22,8% de ocorrência de bullying com vítimas, agressores e ví...
O livro Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender apresenta um conjunto de relatos, reflexões e análises a respeito de dados de pesquisas desenvolvidas e vinculadas a esse Programa tendo como foco a formação docente inicial e continuada; processos de ensino e de aprendizagem; práticas colaborativas entre professores e alunos – futuros professores – que se encontram em for...
Objetivo: Determinar a prevalência de vitimização por bullying e possíveis associações com o contexto sociocultural e o sexo de crianças e adolescentes da Austrália, Brasil e Portugal. Métodos: trata-se de um estudo transversal e transcultural, com 377 participantes (média de idade = 11,42; DP = 0,6), que responderam a uma pergunta sobre a participação em bullying enquanto vítima. Resultados: a maior porcentage...
O objetivo do estudo foi analisar o bullying em Portugal e no Brasil verificando possíveis associações com o país de origem. Participaram 789 crianças e adolescentes. Apesar de haver diversos questionários acerca da temática, utilizou-se o Questionário de Olweus em virtude de sua relevância e vasta utilização em todo o mundo, o que facilita a comparação dos resultados. Verificou-se que os brasileiros apresentar...
Submitted by Guilherme Lemeszenski (guilherme@nead.unesp.br) on 2013-08-22T19:00:38Z No. of bitstreams: 1 S0103-863X2010000200008.pdf: 332935 bytes, checksum: 99377ed128256389c2d0f872f6429201 (MD5); Made available in DSpace on 2013-08-22T19:00:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0103-863X2010000200008.pdf: 332935 bytes, checksum: 99377ed128256389c2d0f872f6429201 (MD5) Previous issue date: 2010-08-01; Made availabl...
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo qualitativo sobre significados e funções da avaliação da aprendizagem escolar do aluno do Ensino Fundamental no entendimento dos pais, professores e alunos, realizado em duas escolas do município de Chapecó, Oeste do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2009 e 2010. Os dados foram coletados por meio de grupos focais. A amostra incluiu ...
The ideas proposed on this theoretical study have as an aim to amplify the perspectives of investigation about moral judges and values. After a critical reflection about theories that contributed with important concepts in Moral Psychology field, we made some notes that we think are very hopeful in this area using as theoretical and methodological reference the Theory of Organizing Models of Thinking. This theo...