O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais...
VALDÉS, Maria Teresa Moreno; FIALHO, Lia Machado Fiuza; PAZ, Milena Loureiro de Oliveira. Avaliando a inclusão de surdos no ensino superior: investigando as percepções dos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-10.; Conforme GLAT et.al. (1998), o movimento de integração social e escolar foi introdu...
Discussing Health Promotion in the context of the quality of life of individuals / community and in the academic environment is a political, theoretical and methodological articulation. Therefore, this study aimed to examine the scientific production on Health Promotion registered in Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Coordination of Higher Education Personnel Qualification). A...
This is an essay about possible articulations between phenomenology, humanization and health promotion. Phenomenology is the study of the description of human phenomena and their meanings. Phenomenological research in the healthcare field has been strengthened during the last years, motivated by the need to apprehend the meanings of each subject inserted in the context of his/her cultural and historical wholene...