Throughout history, there have always been connections between mathematics and various forms of art, such as music, dance, painting, sculpture, and architecture, which can be effectively used in mathematics classes with highly positive implications for students’ learning. In particular, geometry emerges as a central field in this relationship. These connections not only motivate students and promote mathematica...
O estudo investigou como futuros professores, brasileiros e portugueses, em formação inicial, resolviam problemas de generalização de padrões matemáticos, com ênfase nas múltiplas resoluções e na criatividade. A pesquisa adotou um paradigma qualitativo, exploratório, com foco na caracterização do desempenho dos participantes na resolução de tarefas envolvendo padrões figurativos, assim como nas dimensões da cri...
A matemática é essencial na educação, tanto pelo seu valor utilitário quanto pela sua formação cultural. A relação entre matemática e cultura é frequentemente estudada, mas nem sempre é explorada de forma integrada. Conectar a matemática com outras áreas do conhecimento e com o quotidiano pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nos ambientes multiculturais das salas de aula, considerar os interesse...
Para que os alunos, incluindo futuros professores, sejam competentes em resolução de problemas, devem utilizar diferentes representações matemáticas e as relações entre elas para escolher a mais conveniente em cada situação. O objetivo do estudo realizado é analisar os tipos de estratégias e representações utilizadas por futuros professores do ensino básico (alunos com idades entre 6-12 anos) na resolução de ta...
A matemática escolar requer um ensino eficaz que envolva os alunos em experiências de aprendizagem significativas, individuais e colaborativas, dando-lhes oportunidades para comunicar, raciocinar, ser criativos, pensar criticamente, resolver problemas e tomar decisões. Neste contexto, os alunos são indivíduos ativos, envolvidos na sua aprendizagem, resultante da interação entre as dimensões intelectual, social ...
STE(A)M education (combining science, technology, engineering, art, and mathematics) has globally become a growing concern, being recognized as having the potential to prepare students for the challenges of the 21st century. However, the levels of integration of the involved disciplines, as well as their relevance, tend to vary. Engineering design (ED) is being used in educational contexts as an ideal STEAM con...
O uso predominante de tarefas rotineiras ainda é uma prática comum utilizada em muitos países por muitos professores, que desvalorizam as capacidades essenciais valorizadas na sociedade atual e que não prepara os alunos para os desafios emergentes. Neste sentido é necessário o recurso a tarefas desafiantes, centradas em processos cognitivos de ordem superior, que permitam o estabelecimento de diferentes conexõe...
Creativity is a cross-cutting ability that is highly valued in today’s society. Therefore, it should play an important role in education in general and in mathematics in particular. This requires teachers to create appropriate learning opportunities that allow creativity to flourish in students, helping them to develop their mathematical potential. In particular, the use of rich and challenging tasks can encour...
A Educação STEAM é considerada como uma abordagem instrucional que privilegia a resolução de problemas autênticos numa perspetiva interdisciplinar. Vários autores referem que promove o desenvolvimento de capacidades, como a resolução de problemas/pensamento crítico, criatividade, comunicação, colaboração, a par de conhecimentos e atitudes. Mas nem sempre se verifica uma integração eficaz das disciplinas envolvi...
Background: Studies show that the outdoors can be a privileged context to promote positive attitudes towards mathematics. Objectives: We aim to address the following questions: 1) Which pros and cons are pointed out by pre-service teachers of elementary education to the use of MathCityMap (MCM)? 2) How can we characterise the participants’ engagement in a math trail performed with MCM? Design: We followed a qua...