O presente artigo acompanha uma exposição sobre a receção da obra vicentina nos palcos portugueses dos seculos XIX, XX e XXI.
Ao longo dos anos, desde a estreia em palco da dramaturgia de Bernardo Santareno até aos dias de hoje, tem havido reacções díspares por parte da crítica perante edições e realizações cénicas que ora mereciam aplausos e louvores, ora suscitavam perplexidades e discordâncias, embora valorizando ou reconhecendo a sua originalidade, pautada pela confluência de estéticas a que o autor dava um cunho muito pessoal. Ap...
Entre as várias iniciativas que a celebração em 2020 do centenário do nascimento de António Martinho do Rosário (1920-1980) – escritor que a história da literatura e do teatro conhece como Bernardo Santareno – promoveu, conta-se este livro nascido da vontade da actriz e encenadora Fernanda Lapa (1943-2020) e do desafio que lançou ao CET-Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisbo...
João Anastácio Rosa (1812?-1884) foi um distinto ator da geração romântica, que começou a sua carreira em 1839, no Teatro da Rua dos Condes, em Lisboa, dirigido por Émile Doux, tendo depois integrado a primeira companhia do Teatro Nacional D. Maria II, em 1846. A autora, analisando o que sobre ele se escreveu e partindo em busca de traços do ator moderno, evidencia aspetos singulares da arte e da existência púb...
João Guedes foi uma figura fascinante, ligada ao Teatro Experimental do Porto desde a primeira hora. A presente biografia permite alargar o nosso entendimento de como se podia estar no teatro e no cinema de uma forma singular, sem que essa singularidade se convertesse em vedetismo ou anulasse uma consciência permanente da dimensão coletiva e engajada do trabalho artístico. O percurso traçado pela autora revela ...
O texto incide sobre as principais manifestações teatrais e os vários géneros representados nos palcos da capital portuguesa durante os primeiros dez anos da Primeira República. Trata-se de um período política e socialmente conturbado, marcado também por importantes movimentos culturais e literários, a que o teatro não terá ficado indiferente. Muito embora as tendências dominantes oscilassem entre a estética na...
Recensão
Na génese deste livro estão investigações parcelares sobre o S. João Oitocentista, não se tendo pretendido chegar a um panorama de tudo o que nele teve lugar. O que nos propusemos, e aqui apresentamos, é um conjunto de olhares sobre aspetos da vida do Teatro, procurando resgatar a sua história do esquecimento a que tem sido votada. Perante a «modernidade líquida» que o presenta nos oferece, com a sua consequent...
O presente artigo apresenta comparativamente as práticas teatrais nos teatros da Lisboa de início de Oitocentos e do Teatro de S. João do Porto, designadamente as relações com a tutela, a circulação de artistas e a partilha de repositórios.
O presente texto introduz e apresenta as diversas abordagens históricas do Velho Teatro de S. João (1798-1908), no Porto, que partem de investigações parcelares, isto é, um conjunto de olhares sobre aspetos da vida do teatro, procurando, através deles, resgatar a sua história do esquecimento a que tem sido votada.