42 documents found, page 1 of 5

Sort by Issue Date

Transformar a educação para a democracia através de aprendizagens estéticas e c...

Juliana Oliveira; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro

O projeto "Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming" (AECED) visa transformar a educação para a democracia, enfatizando a aprendizagem estética e corporizada, bem como pedagogias responsivas.


Career intervention effectiveness and motivation: blended and distance modaliti...

Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Santos, Sandra; Almeida, Leandro; Almeida, Ana Patrícia

This study evaluates the effectiveness of an intervention program on career resources in the blended and distance modalities and explores the relationship between changes in career resources and self-determined motivation. For this purpose, two groups of 68 and 72 higher education students participated in blended and distance career interventions, respectively. The blended program took place in a curricular inf...


“A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril”.

Lima, Licínio C.; Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia

[Excerto] Este número temático da Revista Lusófona de Educação pretende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um significado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se estenderam às escolas (Delgado & Martins, 2002), res...


Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e ...

Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro

A democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corp...


A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril

Lima, Licínio C.; Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia

Este número temático da Revista Lusófona de Educação pre-tende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um sig-nificado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se esten-deram às escolas (Delgado & Martins, 2002), resultando...


Uma visita ao Museu das Emoções: explorar e desenvolver a literacia emocional

Almeida, Ana Patrícia; Pacheco, Patrícia; Oliveira, Paulo; Martins, Andreia

Comunicação realizada no âmbito do Congresso “A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”, realizado entre 8-13 de janeiro de 2024, online.


Decision making in virtual classrooms: a case for organisational democracy in t...

Neves, Claudia; Oliveira, Juliana; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro

Organizational democracy in education emphasizes participatory decision-making processes, involving teachers, students, and other stakeholders in shaping educational policies and practices. In teacher education, organizational democracy involves decision-making that empower them to contribute to the design and improvement of educational programs. This concept underscores the importance of cocreating with teache...


A dimensão europeia como fator estruturante do projeto da União Europeia

Almeida, Ana Patrícia; Neves, Cláudia

No contexto particular da União Europeia, a dimensão europeia da educação é um factor fundamental para a sustentabilidade deste projeto político. A partir de uma síntese das principais fases de construção do projeto europeu na área da educação e da formação, este capítulo procura explorar qual o papel atribuído à dimensão europeia da educação desde os tratados fundadores da União Europeia (UE) até à época atual...


Racionalidades, produção normativa e desafios autonómicos pós 25 de Abril: o ca...

Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia

Depois do 25 de Abril de 1974 a democratização da gestão foi mote para justificar várias das reformas levadas a cabo na escola sem que isso tivesse significado um abrandamento da centralização política e administrativa, visível na excessiva produção normativa que em muito contribui para limitar a verdadeira participação e autonomia dos atores educativos. Acresce a presença hegemónica das racionalidades instrume...


Racionalidades, Produção Normativa e Desafios Autonómicos Pós 25 de Abril : o c...

De Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia

Depois do 25 de Abril de 1974 a democratização da gestão foi mote para justificar várias das reformas levadas a cabo na escola sem que isso tivesse significado um abrandamento da centralização política e administrativa, visível na excessiva produção normativa que em muito contribui para limitar a verdadeira participação e autonomia dos atores educativos. Acresce a presença hegemónica das racionalidades instrume...


42 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date











More optionsLess options

Document Type








More optionsLess options

Funding



Access rights



Resource






Subject





















More optionsLess options