O projeto "Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming" (AECED) visa transformar a educação para a democracia, enfatizando a aprendizagem estética e corporizada, bem como pedagogias responsivas.
This study evaluates the effectiveness of an intervention program on career resources in the blended and distance modalities and explores the relationship between changes in career resources and self-determined motivation. For this purpose, two groups of 68 and 72 higher education students participated in blended and distance career interventions, respectively. The blended program took place in a curricular inf...
[Excerto] Este número temático da Revista Lusófona de Educação pretende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um significado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se estenderam às escolas (Delgado & Martins, 2002), res...
A democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corp...
Este número temático da Revista Lusófona de Educação pre-tende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um sig-nificado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se esten-deram às escolas (Delgado & Martins, 2002), resultando...
Comunicação realizada no âmbito do Congresso “A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”, realizado entre 8-13 de janeiro de 2024, online.
Organizational democracy in education emphasizes participatory decision-making processes, involving teachers, students, and other stakeholders in shaping educational policies and practices. In teacher education, organizational democracy involves decision-making that empower them to contribute to the design and improvement of educational programs. This concept underscores the importance of cocreating with teache...
No contexto particular da União Europeia, a dimensão europeia da educação é um factor fundamental para a sustentabilidade deste projeto político. A partir de uma síntese das principais fases de construção do projeto europeu na área da educação e da formação, este capítulo procura explorar qual o papel atribuído à dimensão europeia da educação desde os tratados fundadores da União Europeia (UE) até à época atual...
Depois do 25 de Abril de 1974 a democratização da gestão foi mote para justificar várias das reformas levadas a cabo na escola sem que isso tivesse significado um abrandamento da centralização política e administrativa, visível na excessiva produção normativa que em muito contribui para limitar a verdadeira participação e autonomia dos atores educativos. Acresce a presença hegemónica das racionalidades instrume...
Depois do 25 de Abril de 1974 a democratização da gestão foi mote para justificar várias das reformas levadas a cabo na escola sem que isso tivesse significado um abrandamento da centralização política e administrativa, visível na excessiva produção normativa que em muito contribui para limitar a verdadeira participação e autonomia dos atores educativos. Acresce a presença hegemónica das racionalidades instrume...