Funções matemáticas estão presentes em situações cotidianas e acadêmicas, sendo pré-requisito para estudos em diferentes áreas da ciência. Por outro lado, os discursos de professores e autores de livros didáticos têm sido a principal fonte de acesso a esse conteúdo escolar. Problemas no ensino e aprendizagem de função levou ao presente estudo, focado na produção discursiva de autores de dois livros e de dois pr...
Memória e aprendizagem estão relacionadas, pois, o conteúdo aprendido deve fixar-se nas bases neuronais para ser recuperado durante ações futuras. É importante que o professor compreenda o comportamento da memória humana para utilizá-los com eficiência e aprimorar suas estratégias pedagógicas. Este estudo verificou os impactos da utilização de ambientes alternativos de ensino para a memorização de palavras rela...
Massive Open Online Courses - MOOC - are a recent teaching-learning proposal, originated from the connectivist theory, which proposes a learning model integrated with new technologies. These are courses that differ from traditional Distance Education because they are open and massive. In science education, MOOCs are widely disseminated, with courses in specific areas such as Biology, Physics and Chemistry. In o...
As concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais amp...
Esse artigo relata parte de uma investigação maior cujo recorte teve como objetivo investigar as possíveis influências do fator atitude em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico nessa disciplina. Para o estudo da atitude, foi aplicada uma escala em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha-ES. Pelo lado do desempenho em Matemátic...
A Modelagem Matemática se apresenta como uma via de aprendizagem de objetos matemáticos a partir de ações educacionais que favoreçam a construção de conhecimento pelo aluno de maneira ativa, dialogada e que valoriza e requer a bagagem histórica discente para a estruturação do saber. Para além desse benefício, há outras vantagens silenciosas e menos evidentes, mas de relevo, que devem ser consideradas nessa ação...