Neste capítulo reflete-se sobre a complexa teia de relações que emergem da simbiose entre processos de mediação e a produção de conhecimento. A mediação é apresentada como um domínio de estudo composto por práticas de investigação e ações democratizadas eficazes. Debate-se que a mediação implica uma compreensão organizada das dinâmicas socioemocionais orientadas para o progresso social, a partir da análise loca...
As famílias são um importante pilar no desenvolvimento das crianças. No entanto, nem sempre têm condições socioemocionais e materiais para garantir as necessidades e direitos das crianças, razão porque, algumas vezes, estas têm de ser institucionalizadas. Neste sentido, é importante a instituição de acolhimento reforçar a participação das famílias na vida das crianças, para que estas não sintam de forma tão inc...
Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
A mediação socioeducativa, enquanto estratégia de formação de cidadãos e prevenção de conflitos é fundamental para a educação, a cidadania, a inclusão e a participação cívica. Através da mediação, as partes intervenientes no conflito passam por uma transformação da perspetiva referente aos conflitos e ganham consciência sobre os mesmos. Dessa forma, aprendem a prevenir, gerir e tomar consciência da sua evolução...
O presente texto tem como tema central a Mediação Transformativa em contextos educativos. A exploração deste tema é fulcral para identificar e apresentar as problemáticas existentes nos contextos educativos, bem como o contributo da Mediação Transformativa para a sua resolução. O objetivo principal desta pesquisa é compreender a relevância da Mediação Transformativa na prevenção, gestão e resolução de problemát...
[Extrato] A crescente complexidade social que se faz sentir nas escolas exige uma organização racional e flexível, nos sistemas educativos, que permita o desenvolvimento da sociedade coeva. O respeito pela complexidade das práticas educativas implica que as reformas acompanhem e, sobretudo, fomentem a capacidade de resposta aos desafios impostos. Ao invés da busca pela redução da complexidade, urge a análise da...
Este artigo, fundamentado em debates e diretrizes da diversidade cultural e desenvolvimento suscitados pela Agenda 2030, que a projeta transversal a todos os objetivos, sendo assumida pela UNESCO como de importância global, perspetivando-a como tão necessária ao desenvolvimento sustentável como a biodiversidade, procura problematizar a sua pertinência nos curricula, enquanto lugar integrante do conhecimento val...
O artigo proposto é fruto de uma investigação de pós-doutorado e está focado na discussão sobre a pedagogia africana na educação formal, visto que inúmeras são as possibilidades de trato com este tema, principalmente pelas características peculiares da formação étnica no Brasil. Assim, considerando as produções publicadas na linha currículo, cultura, identidade e africanidades, na Revista Acadêmica GUETO, a par...
Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Os oito textos que integram este livro foram escritos no âmbito de um Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização realizado, na Universidade do Minho, em 2018