This article reflects on the possible influences from the course Gender and Diversity at School (GDE) in the understanding by professors who works at elementary school on the different ways of being a woman and being a teacher, from the point of view of gender relations. The course was offered in 2009 by the Paulista State University Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus of Rio Claro. From the reports of thes...
Gender relations gained greater visibility in the fight against several forms of inequality within the most recent educational policies. However, a setback against the gender agenda neglects its mention in many educational policy documents, such as education plans, and controls school practices. Against this tendency and intertwined with tensions and contradictions, occurred in the context of Child Education in...
Made available in DSpace on 2016-06-28T17:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-28T17:41:10Z : No. of bitstreams: 1 ISBN9788561134013.pdf: 1311960 bytes, checksum: d4824a64a9555899b9f6f119742db93a (MD5); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação ...
Nos debates educacionais, é consenso a constatação da enorme presença feminina no magistério. Bem menos freqüente, contudo, é a reflexão sobre os aspectos contraditórios geradores de tal processo. Pois essa é exatamente a proposta deste artigo: examinar a presença do sexo feminino no magistério, tomando por base as contribuições do conceito de gênero e sua construção histórica, social e cultural. As diferenças ...
ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. 176 p. (Coleção Educação & Saúde, v. 11); ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. 176 p. (Coleção Educação & Saúde, v. 11); Reseña: ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. 176 p. (Coleção Educação & Saúde, v. 11)
Síntese de um extenso relatório, este artigo é um estudo sobre a implantação do PROFIC - Programa de Formação Integral da Criança na rede estadual de ensino em São Paulo. Além de um mapeamento amplo das escolas que implantaram o Programa, de 1986 até o primeiro semestre de 1988, realizou-se também um estudo em profundidade em duas dessas escolas.Os resultados indicam que o PROFIC assumiu características central...
Dentre as muitas questões suscitadas por pesquisa de campo desenvolvida para estudar a questão da escola pública de jornada completa, os autores tratam, neste artigo, das funções que se podem ou se devem atribuir à escola pública de tempo integral, discutindo sua possível contribuição para a democratização do acesso ao saber sistematizado e as implicações decorrentes da utilização da escola para a solução de pr...
Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curricul...