A Etapa I do projeto de internacionalização Pontes Atlânticas, do Núcleo Académico de Fisioterapia (NAFisio) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), iniciado no ano letivo 21/22, com segunda edição em 22/23, promove a partilha de perspetivas sobre o contexto educativo e profissional da Fisioterapia entre estudantes de diferentes instituições de ensino superior (IES) membros da RACS. Através...
O desenvolvimento tecnológico e a Inteligência artificial (IA) estão a transformar a forma de ensino-aprendizagem, no ensino superior. Prova disso é o aumento da literatura existente sobre o tema (Chu et al, 2022). A maioria dos estudos incide sobre as características dos instrumentos, do seu uso, benefícios e implementação. A importância da perceção dos estudantes é reconhecida na literatura (Chan & Hu, 2023),...
This study intended to assess the effectiveness ten years later, after attending to a combined or aerobic exercise training program, in Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) patients. Methods: Twenty moderate COPD men, were randomized into two groups: ten patients (age-66.5±6.2 years) to a combined exercise training program (CETG), and ten (age-65.4±3.6 years) to an aerobic program (AETG), for 10W, 3xW. ...