9 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

VIVÊNCIAS INICIAIS NO MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA SALA DE AULA

Vicentini, Paula Perin; Gallego, Rita de Cassia; Lugli, Rosario Genta; Silva, Vivian Batista da

Este artículo analiza el habla  de cuatro docentes principiantes, que llevan menos de dos años en clase, dos de ellas egresadas ​​de la Universidad de São Paulo (USP) y dos de la Universidad Federal de São Paulo (UNIFESP). El criterio para elegir a las colaboradoras en esta investigación fue el hecho de que, además de recién egresadas, hicieron pasantías curriculares en programas experimentales, en la Escu...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escola...

Vicentini, Paula Perin; Gallego, Rita de Cassia

Este artigo analisa a narrativa cinematográfica de dois filmes que têm como protagonistas o professor Mark Thackeray, de Ao mestre, com carinho (Direção: James Clavell, Reino Unido da Grã-Bretanha do Norte e Irlanda do Norte, 1967), e a professora Erin Gruwell, de Escritores da Liberdade (Direção: Richard LaGravenese, Estados Unidos, 2007), ambos inspirados em “histórias reais”. Esses dois filmes vinculam-se à ...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o o...

Vicentini, Paula Perin; Gallego, Rita de Cássia; Silva, Vivian Batista da

Este artigo analisa a trajetória e as memórias de três professoras que ocuparam posições distintas no campo educacional no Estado de São Paulo e na cidade de Niterói, entre 1870 e 1985. Além da docência, as três assumiram o cargo de direção escolar, sendo que duas atuaram no ensino primário e uma delas teve sua carreira voltada à Escola Normal e à escrita de livros sobre Didática e Pedagogia. Tal análise visa d...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]; Stucchi, Elizabete Berwerth [UNESP]; Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]; Saglietti, José Roberto Corrêa [UNESP]

Made available in DSpace on 2016-06-28T17:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-28T17:41:10Z : No. of bitstreams: 1 ISBN9788561134013.pdf: 1311960 bytes, checksum: d4824a64a9555899b9f6f119742db93a (MD5); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação ...

Date: 2016   |   Origin: Oasisbr

Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profis...

Vicentini, Paula Perin

This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. ; Este artigo analisa o processo de institucionalização do Dia do Professor no Brasil, celebrado ...

Date: 2012   |   Origin: Oasisbr

A history of reading and writing teaching practices in teachers’ and students’ ...

Catani, Denice Barbara; Vicentini, Paula Perin

The text analyse the ways of appropriation of teachers’ and students’ school life experiences described in literary and memorialistic writings. In this investigation, we discuss the nature of information reconstructed in memorialistic and fictional texts and point out the possibility to know, through these sources, the ways in which people build the senses of their school life experiences and how these are cons...

Date: 2011   |   Origin: Oasisbr




9 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date









Document Type




Access rights


Resource


Subject