136 documents found, page 1 of 14

Sort by Issue Date

Description of Didactic Proposals with STS Orientation to Promote Critical Thin...

Moreira, Luís Filipe Torres; Vieira, Rui Marques; Lopes, Betina da Silva

This article is based on a Systematic Literature Review (SLR) on Science-Technology-Society (STS) Education that promotes Critical Thinking (CT), with the research question “What frames of reference support didactic proposals with STS orientation that promote CT?”. The objectives are to characterize the perspective of the teaching and learning process (teaching/role of the Teacher, learning/role of the Student,...

Date: 2024   |   Origin: Indagatio Didactica

Dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos e...

Silva, Angélica Oliveira Veríssimo da; Pinto, Cristina Maria Correia Barroso; Vieira, Rui Marques

Objetivo: mapear a literatura científica sobre a utilização dos dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem. Método: tratou-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do JBI. Foram incluídas seis bases de dados e a literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada através de avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos co...


Descrição de propostas didáticas com orientação CTS promotoras do Pensamento Cr...

Moreira, Luís Filipe Torres; Lopes, Betina da Silva; Vieira, Rui Marques

Este artigo assenta numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) promotora do Pensamento crítico (PC), tendo como questão de investigação “Que quadros de referência sustentam propostas didáticas com orientação CTS promotoras do PC?”. Os objetivos consistem em caracterizar a perspetiva do processo de ensino e aprendizagem (ensino/papel do Professor, aprendiza...


Avaliação para as aprendizagens na aula de filosofia no ensino secundário portu...

Bernardo, Isabel; Vieira, Rui Marques; Sá, Alexandre Franco de

Neste estudo apresentam-se e analisam-se duas práticas, desenvolvidas ao longo de dois anos letivos consecutivos com uma turma de alunos do ensino secundário, com o objetivo de se exemplificar como uma conceção de avaliação para as aprendizagens com uso de tecnologias digitais pode ser implementada num ensino da Filosofia por competências de problematização, concetualização e argumentação. São realçados os meca...


Educação para o desenvolvimento sustentável promotora de atitudes/valores: revi...

Gonçalves, Mariana Almeida; Vieira, Rui Marques

O presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de sistematizar o status atual da investigação, em Portugal, sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores. Definiram-se, ainda, objetivos que passam por retratar a investigação nacional centrada na Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores e por compilar o conhecimento científico, ...


Educación para la ciudadanía global crítica al acabar la educación obligatoria ...

Santamaría-Cárdaba, Noelia; Franco, Amanda; Lourenço, Mónica; Vieira, Rui Marques

La Educación para el Desarrollo y la Ciudadanía Global (EDCG) es un objetivo cada vez más importante a nivel internacional, siendo la Agenda de Desarrollo Sostenible 2030 un ejemplo de los desafíos globales cuya solución depende de todos. Desde un cuadro referencial de EDCG Crítica, este artículo analiza críticamente la presencia de la EDCG Crítica en la legislación educativa que recoge el perfil del alumnado a...


As compreensões de licenciandos de Química sobre a abordagem CTS e o Pensamento...

Bordoni, Ananda Jacqueline; Silveira, Marcelo Pimentel da; Vieira, Rui Marques

Este trabalho tem como objetivo investigar a compreensão de licenciandos de uma disciplina de Estágio Supervisionado em Química acerca da abordagem com enfoque CTS/PC, implementada por um programa de formação inicial voltado ao ensino CTS/PC aos estudantes, para seus planejamentos e intervenções didáticas. Para tanto, foi realizada a análise de portfólios produzidos por 12 licenciandos matriculados em uma disci...



Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade

Tenreiro-Vieira, Celina; Vieira, Rui Marques

São incertos e cada vez mais voláteis os desafios sociais, económicos e científico-tecnológicos que se têm de enfrentar. São múltiplas e cada vez mais complexas as interações ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Como corolário, tem sido enfatizada e reiterada, progressivamente,a relevância do pensamento crítico e também do criativo (PCC) para que cada um possa compreender e ajudar a minimizar os problemas des...


Promoção do pensamento crítico e do pensamento criativo: uma oficina de formaçã...

Marques, Carlos Pedro de Magalhães; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques

Estimados como ferramentas essenciais para a promoção da cidadania e da participação dos jovens ao nível das diversas esferas das cidades atuais e do futuro, o pensamento crítico e o pensamento criativo (PCC) constituem-se como áreas de competências dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. O professor, assumindo a sua relevância na promoção destes tipos de pensamento e com formação para tal, é o fator cr...


136 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




















Document Type









Access rights



Resource











Subject