Num cenário cultural contemporâneo (vivido sob o signo intimidante do tempo), partilham os coordenadores (Docentes do Departamento de Humanidades, da Universidade Aberta) deste volume a ideia de que se deve trabalhar cada vez mais a confiança nas Humanidades, privilegiando-se a sua centralidade e a convicção positiva nos valores da Cultura, da Literatura, das Artes, da Linguística, da História, da Filosofia, da...
Procurarei desenvolver uma reflexão sobre o Futurismo (italiano e português), procurando demonstrar o seu alcance identitário revitalizador.
A partir de Jorge Luís Borges, procurarei desenvolver uma reflexão sobre a presença da “morte” na literatura ocidental e, mais especificamente, na literatura portuguesa moderna e contemporânea (com especial incidência nos Modernistas e em José Saramago), signo esse assumido como noção implica na habilidade de entender, polifonicamente, a “morte do Homem” e a “morte de Deus” como noções comprometidas, entre outr...
Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
Reflexão sobre o processo carnavalizador no poeta dos heterónimos.
Apresentarei uma introdução ao Dossier VI (Com Golpe de asa (Idade dos Ismos)) da História Global da Literatura Portuguesa.
Procurarei refletir sobre algumas das figurações literárias, estéticas e artísticas que configuraram o gesto vanguardista futurista português: o sentido de carnavalização e de transcensão, a intensificação da desumanização do sujeito e a categorização pluridiscursiva, polifónica (mas também dialógica, no sentido bakhtiniano) do discurso e gesto futuristas. Nesse sentido, incidirei a atenção no gestus divergente...
Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
Reflexão sobre a Educação para o século XXI.