RESUMO: A finalização da disciplina bienal de Biologia e Geologia (BG) pressupõe um exame final nacional (EFN) no 11º ano de escolaridade, que pode constituir um requisito de acesso ao ensino superior. Neste estudo, pretende-se compreender o peso atribuído à temática “metamorfismo e rochas metamórficas”, nos EFN da disciplina de BG da 1.ª e 2.ª fases, entre 2006-2021, e analisar a tipologia dessas questões. For...
RESUMO: O metamorfismo, temática incluída nas aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia do 11.° ano, é entendido como um conjunto de processos geológicos que envolvem modificações no conteúdo/composição mineral e/ou microestruturais de uma rocha, predominantemente no estado sólido. Durante esses processos podem ocorrer a nucleação e o crescimento de novos minerais - neocristalização - e de f...
RESUMO: Enquadrada na implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, e nos avanços da tecnologia móvel, este estudo apresenta as fases iniciais da construção da aplicação digital (app), “Janela para os Museus de Ciência Portugueses”, com o objetivo de ser um recurso para o planeamento a longo e médio prazo, nomeadamente na definição de atividades desenvolvidas fora da escola. Atualm...
RESUMO: Este estudo procura compreender a importância dada à georreferenciação de situações reais nas questões de Geologia dos Exames Nacionais (EN) de Biologia e Geologia (BG) portugueses e contextualizá-la com o currículo. Estes exames são obrigatórios para a conclusão da disciplina bienal de BG (10.º e 11.º anos) dos Cursos Científicos e Humanísticos, podendo ainda constituir um requisito obrigatório ou facu...
A fotossíntese constitui um tema central na educação científica. No entanto os alunos têm dificuldades na sua compreensão pelo que é importante optar por atividades diferenciadoras, sobretudo em contextos com menor acesso a recursos laboratoriais. Neste estudo descreve-se uma aula derevisão deste tema a partir do visionamento de vídeos e discute-se o seu efeito ao nível das aprendizagens de 19 alunos de duas tu...