A procura e participação em eventos culturais tem vindo a aumentar de maneira substancial ao longo dos anos, mostrando mudanças no comportamento da sociedade atual. Esta tem vindo a diminuir o consumo de bens, passando a apostar mais no consumo de experiências. No presente projeto, desenvolvemos uma aplicação móvel capaz de organizar e promover o acesso e dinamizar os eventos culturais da cidade de Guimarães de...
Este trabalho consistiu na criação de uma plataforma de repositório digital relativo ao legado do ensino artístico e de design português, entre a década de 1960 e 1990. Pretende-se, assim, resgatar o património dos cursos de design e das artes, das universidades portuguesas, em risco de desaparecimento, arquivando, organizando e tornando todo esse património facilmente acessível ao público. Este estudo surge no...
A presente investigação ambiciona proporcionar uma reflexão sobre o estudo do projeto Family Follows Fiction conduzido pela empresa italiana Alessi na década de 90, que inaugurou uma nova forma de pensar os objetos, privilegiando a inovação através da dimensão emocional e da experiência nos produtos do dia-a-dia, com o objetivo de extrapolar para um novo projeto de equipamentos hospitalares direcionados ao públ...
O presente relatório de estágio visa ilustrar o processo de integração de um animador e ilustrador num estúdio de videojogos, descrevendo a sua experiência em contexto profissional. Através do contacto direto com profissionais da entidade acolhedora, a empresa Nerd Monkeys, é feita uma descriminação dos processos de produção implicados nos videojogos, tentando identificar como aplicar e integrar nesta indústria...
O presente estudo pretende averiguar de que modo os meios digitais podem auxiliar ou desempenhar um papel relevante no que concerne à melhoria da performance dos atletas de Taekwondo. Este projeto centra-se em resolver a lacuna existente no tempo de análise e feedback do treinador para com o atleta. Desta forma, o objetivo é o desenvolvimento de uma interface de avaliação e apoio para os atletas da modalidade d...
O presente projeto procura demonstrar como o design e a tecnologia podem contribuir para a aprendizagem, nomeadamente na utilização de jogos educativos como forma de complemento ao ensino realizado em contexto de sala de aula. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma interface gráfica para o jogo didático da aplicação Mobeybou in Brazil. A interface pretende ter uma utilização intuitiva e eficaz por cria...
O presente projeto procura demonstrar como o design e a tecnologia podem contribuir para a aprendizagem, nomeadamente na utilização de jogos educativos como forma de complemento ao ensino realizado em contexto de sala de aula. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma interface gráfica para o jogo didático da aplicação Mobeybou in Brazil. A interface pretende ter uma utilização intuitiva e eficaz por cria...
Neste projeto iremos demonstrar a importância dos meios digitais na educação infantil, de modo a reforçar o desenvolvimento cognitivo e criativo de crianças entre os quatro e nove anos. Este trabalho, desenvolvido para o projeto de investigação Mobeybou, consistiu no desenvolvimento de uma solução de design de interface para a aplicação Storymaker, que pretendeu ser adaptável a formato mobile e tablet, assim co...
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto, inserido no 2º ano do Mestrado em Sistemas de Gestão Integrados QAS. O principal objetivo do presente projeto passa pela implementação de um SGQ sustentado na NP EN ISO 9001:2015, numa Tinturaria de Matérias Têxteis, mais concretamente na empresa XPTO. A certificação das empresas pela NP EN ISO 9001:2015 ganha cada vez mais importância devido à crescente exig...
Este documento tem por função ser um relatório e análise na resolução de um projeto de vídeo inserido no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola de Design do Instituto do Cávado e do Ave (IPCA) e que parte da questão da animação como ferramenta de informação sobre temas complexos. A ideia e organização do projeto veio por parte da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que desenvolve o...