Este texto visa traçar um panorama do percurso da afirmação da psicologia científica, a partir do momento em que esta se autonomiza da filosofia, nos finais do século XIX. Cientes de que haverá muitas formas de narrar o desenvolvimento da psicologia, descrevemos contributos de autores, de escolas de pensamento na psicologia, de modelos teóricos, e de domínios de especialização que se assumem como marcos importa...
O artigo trata da Psicologia do Esporte, um campo de atuação emergente do psicólogo no Brasil. Faz uma análise sobre o percurso histórico da Psicologia Esportiva apresentando os campos de atuação profissional (pesquisa, ensino e intervenção), o papel do psicólogo esportivo (pesquisador, professor e consultor) e o estado científico atual dessa especialidade psicológica. Mesmo com o vasto campo de trabalho, um el...
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da conclusão do Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade Lusíada do Porto. É constituído por vários pontos, entre eles a Caracterização da Instituição, que abrange quatro áreas: o Contexto Institucional, Público-alvo e as suas especificidades/necessidades, o Papel do Psicólogo e as Modalidades de Intervenção. De seguida foca-se o uso dos Diários ...
Orientador: Prof. Dr. Rafael Bianchi Silva; Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016; Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar o espírito do nosso tempo, investigando de que forma a Psicologia tem fomentado a eleição do individualismo como modo de vida contemporâneo. Para tal, foi realizado estudo bibliográfico a partir de autores contemporâneos que se dedicaram à...
Resumo Este artigo objetiva apresentar uma reflexão relativa ao ensino de Psicologia nas escolas e suas diferenças em relação à Psicologia Escolar. Trata-se de uma revisão da literatura especializada através da consulta de periódicos e teses/dissertações. Procedeu-se a busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas SciELO, PePSIC, Indexpsi, CAPES e BDTD. Assim, constatou-se que: (I) o ensino de Psicologia t...
O presente artigo visa a discutir a interface entre Psicologia da saúde e Psicologia positiva, destacando a relevância dos aspectos positivos do desenvolvimento humano como foco de pesquisas e intervenções. Salienta-se a necessidade de avanços nos estudos relacionados aos fatores protetores e de manutenção do desenvolvimento humano saudável. Na discussão em foco neste artigo, a Psicologia da saúde e a Psicologi...
Posto dessa forma, esse tema sugere uma provocativa indagação: há uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores: Se a questão pretende se referir à existência de mais que uma instância de produção de conhecimento psicológico, a resposta só poderia ser não. Não há mais do que uma Psicologia, ainda que essa única psicologia se constitui como uma multiplicidade de teorias, paradigmas, áreas e técni...
This paper (dissertation) makes a distinction between the historical psychology and the history of psychology in an attempt to show that the history of psychology deals with the study of the evolution of a science, therefore operating on conceptual levels. Aiming at a more comprehensive understanding of its object of study the: man -the concepts related to the physiological and psychological rules have been con...
Resumo Este trabalho efetua a leitura da relação temática que se estabelece entre Psicologia e Literatura em duas perspectivas: através das considerações estabelecidas nos Estudos Literários por René Wellek e Austin Warren (Psicologia da Literatura) e nos Estudos Psicológicos por Dante Moreira Leite (Psicologia na Literatura). Na primeira, ocupa-se do estudo psicológico do escritor como tipo ou indivíduo e dos ...
p. 35-46; Submitted by Bruna Lessa (lessbruna@gmail.com) on 2012-06-11T19:03:07Z No. of bitstreams: 1 (61)v23s1a05.pdf: 98996 bytes, checksum: a6557399e00087e0daaf4cb8ffaaffa8 (MD5); Made available in DSpace on 2012-06-11T19:03:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 (61)v23s1a05.pdf: 98996 bytes, checksum: a6557399e00087e0daaf4cb8ffaaffa8 (MD5); Com menos de cinco décadas de regulamentação, o sistema de pós-graduação ...