A presente dissertação tem como objetivo analisar o modelo de internacionalização da marca Sporting, e os principais instrumentos que o clube utiliza para a expandir a nível internacional. Para a investigação deste tema, foi dado ênfase a conceitos como a i) internacionalização, ii) a importância da marca, iii) o valor das parcerias, bem como iv) o marketing desportivo. O estudo qualitativo foi baseado em três ...
Numa altura que a Europa vive uma crise profunda, os clubes de futebol estão a adotar novas estratégias de forma a obter mais lucros e ganhar notoriedade “além-fronteiras”. Esta dissertação pretende apresentar uma proposta de expansão da marca Sporting Clube de Portugal por todo o mundo. É importante referenciar que o Sporting é bastante reconhecido a nível mundial, sendo o terceiro clube com mais títulos europ...
O presente artigo tem como objetivo encontrar e analisar um determinado conjunto de perfis, o tipo de vínculos sociais que estabelecem, assim como a importância e influência dos seus papéis no Twitter durante o derby de Lisboa entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, realizado no dia 11 de dezembro de 2016. Apresentamos como estratégia de pesquisa um estudo de caso baseado no fluxo de mens...
O presente artigo tem como objetivo encontrar e analisar um determinado conjunto de perfis, o tipo de vínculos sociais que estabelecem, assim como a importância e influência dos seus papéis no Twitter durante o derby de Lisboa entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, realizado no dia 11 de dezembro de 2016. Apresentamos como estratégia de pesquisa um estudo de caso baseado no fluxo de mens...
O futebol tem ao longo dos anos, ganho um lugar muito importante e influente junto da população mundial. Outrora denominado do “desporto dos pobres”, hoje não é mais do que uma denominação antiga, visto ser das modalidades desportivas que mais dinheiro gera e movimenta, verificando-se um aumento exponencial deste mesmo facto. Estando o Sporting Clube de Portugal, longe da realidade financeira vivida em especial...
Atualmente as mulheres possuem uma maior liberdade para a prática do desporto, como é o exemplo do futebol. Por este motivo, são cada vez mais as mulheres a praticar desporto federado sendo incentivadas por famílias e amigos. O desporto deixou de ser visto como algo que só os homens pudessem praticar, e as mulheres começaram a ter o seu próprio destaque no mundo do desporto. O Sporting Clube Portugal sendo um c...
BRINGEL, Bruna Érika Costa. A relação entre o consumo e o uso de artigos esportivos oficiais pela torcida feminina do Ceará Sporting Club. 2018. 21 f. Monografia (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.; The presence of female fans in football is a growing phenomenon in recent years. However, despite being potential consumers of products related to their team of preference, t...
Este estudo procura refletir sobre o conceito de branding e os impactos que a pandemia COVID-19 teve no seu funcionamento, enquanto estratégia comunicativa da Marca Sporting. A relação existente entre as áreas do desporto e da comunicação, personificada pelos conceitos do marketing e comunicação, revela-nos que estas áreas se encontram cada vez mais unidas em torno da gestão das organizações desportivas. Por is...
A 15 de maio de 2018 cerca de cinquenta adeptos invadiram a academia do Sporting Clube de Portugal e agrediram elementos da equipa de futebol sénior, em protesto com os resultados desportivos da equipa. O acontecimento rapidamente teve eco na comunicação social e as horas e dias seguintes ficaram marcadas por uma presença massiva de conteúdos relacionados com o clube, relegando temas da esfera nacional e intern...
O presente relatório, enquadra-se no âmbito do estágio curricular do 2º ciclo do curso de Direção e Gestão Desportiva, da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Évora, realizado na academia de futebol (Cidade Desportiva) do Sporting Clube de Braga. A iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre o investimento que o Sporting Clube de Braga tem fei...