Detalhes do Documento

A mulher e a literatura : o caso de Julia Lopes de Almeida e a representatividade no Cânone

Autor(es): Rodrigues, Marina Araújo

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Mulheres na literatura; Escritoras; Literatura e sociedade; Literatura brasileira - história e crítica; Feminismo; Cânones da literatura; Mulheres na literatura; Mulheres na literatura; Escritoras; Escritoras; Literatura e sociedade; Literatura e sociedade; Literatura brasileira - história e crítica; Literatura brasileira - história e crítica; Feminismo; Feminismo; Cânones da literatura; Cânones da literatura


Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.

Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-08-28T00:44:50Z No. of bitstreams: 1 2019_MarianaAraujoRodrigues_tcc.pdf: 790973 bytes, checksum: 1ccabdec84ce0efd6e92ba0532b7c7e3 (MD5)

Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-01-12T12:42:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MarianaAraujoRodrigues_tcc.pdf: 790973 bytes, checksum: 1ccabdec84ce0efd6e92ba0532b7c7e3 (MD5)

Made available in DSpace on 2021-01-12T12:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MarianaAraujoRodrigues_tcc.pdf: 790973 bytes, checksum: 1ccabdec84ce0efd6e92ba0532b7c7e3 (MD5)

O presente trabalho tem como objetivo central a análise da questão da representatividade da escrita feminina dentro do cânone literário nacional brasileiro, de modo a estudar e compreender os motivos que levaram ao apagamento de diversas escritoras do cânone pelo fato de serem mulheres, tomando como base os fatores históricos e sociais que influenciaram essa situação. Outro objetivo desta pesquisa é estudar a relevância das obras de Júlia Lopes de Almeida, escritora do século XIX, sob o questionamento do papel da mulher dentro da sociedade da época, trazendo à tona um feminismo emergente que discute a valorização da educação e do trabalho feminino para o desenvolvimento social e econômico do país, promovendo a emancipação da mulher. Para isso, duas obras da autora em questão são fundamentais ao estudo: “Memórias de Marta” e “Correio da Roça”, narrativas inovadoras que inscrevem as mulheres como personagens centrais de suas próprias histórias, diferentemente do que se observava na literatura do século XIX, predominantemente masculina, reflexo do falocentrismo da sociedade brasileira.

Tipo de Documento Monografia de licenciatura
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo