Author(s):
Ribas, Marcos
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Qualidade de vida; Idosos - saúde; Educação física para idosos; Qualidade de vida; Qualidade de vida; Idosos - saúde; Idosos - saúde; Educação física para idosos; Educação física para idosos
Description
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo Ariquemes – RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-09-17T13:05:20Z No. of bitstreams: 1 2013_MarcosRibas.pdf: 691610 bytes, checksum: aa6e0b15f91e00055d19ec75ff91a6e0 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-09-23T12:25:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_MarcosRibas.pdf: 691610 bytes, checksum: aa6e0b15f91e00055d19ec75ff91a6e0 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-23T12:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_MarcosRibas.pdf: 691610 bytes, checksum: aa6e0b15f91e00055d19ec75ff91a6e0 (MD5)
A atividade física aliada ao envelhecimento humano pode auxiliar o indivíduo, a vivenciá-lo com melhores condições de saúde e de vida, já que discute a importância das atividades físicas para a terceira idade tendo como objetivos Analisar as ações de programas voltados para as atividades físicas na terceira idade a partir de um estudo de caso; Demonstrar a importância das atividades físicas para a terceira idade; Conhecer as propostas públicas relacionadas às atividades físicas para a terceira idade; Identificar os programas voltados para as atividades físicas na terceira idade no município de Ariquemes-RO; Verificar se os programas e ou propostas públicas voltadas à terceira idade estão sendo aplicadas à clientela; Entrevistar os responsáveis pelos programas e ou projetos públicos relacionados a atividades físicas na terceira idade; Avaliar a importância de programas e ou de projetos públicos de atividades físicas orientadas para a terceira idade do município de Ariquemes-RO. Após o estudo chegou-se a conclusão de que os programas destinados ao lazer precisam avançar com mais efetividade em relação a esse segmento social, buscando-se sua inserção adequada em atividades diversas. Quando as iniciativas para a oferta de atividades físicas a terceira idade forem mais amplas, então os princípios de igualdade e autonomia passam a se tornar os principais referenciais para que o idoso tenha o direito de se sentir útil e produtivo na sociedade. Embora se saiba que existem instituições diferenciadas que promovem interação, atendimento, acompanhamento e até proporcione atividades físicas aos idosos, a realidade social é diferente, especialmente quando se trata de proporcionar atividades físicas com qualidade aos idosos.