Autor(es):
Pires, Luiz Paulo Miranda ; Peluzio, Joênes Mucci ; Cancellier, Leandro Lopes ; Ribeiro, Glauber Ronery ; Colombo, Gustavo André ; Afférri, Flávio Sérgio
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Glycine max; Avaliação de genótipos; interação genótipo x ambiente.; Glycine max; Glycine max; Avaliação de genótipos; Avaliação de genótipos; interação genótipo x ambiente.; interação genótipo x ambiente.
Descrição
Objetivou-se com este estudo, avaliar o desempenho de cultivares de soja na região centro-sul do Estado do Tocantins, sendo instalados dois ensaios na safra 2009/2010. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições e oito tratamentos correspondendo as cultivares em cada ensaio. As características avaliadas foram altura de plantas; altura de inserção da primeira vagem; número de dias para o florescimento; número de dias para a maturação e produtividade de grãos. No ambiente de Gurupi houve um maior tempo para o florescimento assim como maior tempo para atingir a maturação. A maior uniformidade do regime pluviométrico no ambiente de Gurupi pode explicar a maior produtividade neste ambiente, pois a maior absorção de água pelas raízes das plantas de soja aliada a maior fertilidade do solo proporciona consequentemente maior absorção de nutrientes, afetando positivamente a produtividade. Em Palmas, as cultivares que apresentaram maiores médias de produtividade de grãos foram TMG103RR, NK7074RR e MSOY9056RR. Em Gurupi, as cultivares que mais se destacaram foram TMG103RR, NK9078RR, MSOY8867RR e CD219RR. As cultivares NK7074RR e TMG103RR apresentaram boa performance nas duas localidades. O Maior índice pluviométrico no ambiente de Palmas podem ter influenciado o crescimento da planta e a altura de inserção primeira da vagem, porém não foi suficiente para aumentar a produtividade de grãos.