Detalhes do Documento

Racionalização do uso de agrotóxicos na produção integrada de manga no submédio do vale do São Francisco

Autor(es): Silva-Matos, Raissa Rachel Salustriano da ; Lopes, Paulo Roberto Coelho ; Souza, Geisa Mayana Miranda de ; Oliveira, Inez Vilar de Morais ; Oliveira, José Eudes de Morais

Data: 2013

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Manejo integrado de pragas. Agroquímicos. Exportação de frutas. Mangifera indica.; Manejo integrado de pragas. Agroquímicos. Exportação de frutas. Mangifera indica.; Manejo integrado de pragas. Agroquímicos. Exportação de frutas. Mangifera indica.


Descrição

Com os impactos ambientais resultantes do uso indiscriminado de agrotóxicos e uso indevido dos recursos naturais, surgiu à necessidade de criar novos sistemas produtivos que causassem menor degradação dos ecossistemas, a exemplo do Sistema de Produção Integrada. O programa de Produção Integrada de Manga (PI-Manga), iniciou em 2002 no Submédio São Francisco. Com ele houve grande avanço nas pesquisas com Manejo Integrado de Pragas e Doenças, o qual se tornou uma importante ferramenta por permitir que os defensivos agrícolas sejam utilizados apenas quando for observado níveis de pragas e doenças que causem danos econômicos para a cultura ou quando a população de inimigos naturais não forem suficientes para eliminar o risco de um dano. Para este estudo foram selecionadas dez Fazendas Certificadas, que cumprem as normativas da PI-Manga, realizando sistematicamente as atividades de monitoramento de pragas e doenças e dispunham de um sistema eficiente de anotações da utilização de agroquímicos nas parcelas, através dos registros nos cadernos de campo. A análise dos cadernos de campo foi realizada entre 18 de janeiro e 03 de maio de 2010. Foram coletadas informações sobre a aplicação de agrotóxicos durante os ciclos da cultura, usando-se os dados anotados nos cadernos de campo de dez parcelas de mangueira, referentes a aplicação de agrotóxicos em 2001 (parcelas testemunhas, que não participavam do sistema PI-Manga) e de 2002 a 2009 (parcelas participantes do sistema PI-Manga). Nos anos de 2007, 2008 e 2009, todas as aplicações de herbicidas foram eliminadas. O uso de inseticidas diminuiu em média apenas 31,5% em relação aos níveis aplicados antes da implantação do sistema. A redução das aplicações de fungicidas foi em media de 69,6% e de acaricida foi de 100%. Baseado nos dados obtidos pôde-se afirmar que a adoção do o sistema de Produção Integrada de Manga proporcionou considerável redução do número de aplicações de agrotóxicos comparado ao sistema de produção convencional.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.