Detalhes do Documento

Inviolabilidade pessoal versus liberdade de expressão e informação: o direito de comunicação como necessidade humana e seus limites na Constituição da República de 1988

Autor(es): Moses, Bruna Granato

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11422/10830

Origem: Oasisbr

Assunto(s): CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL; Cidadania; Democracia; Direitos Fundamentais; Direitos da Personalidade; Direito de informação; Liberdade de Imprensa; Liberdade de Expressão; Citizenship; Democracy; Fundamental Rights; Rights of personality; Right of information; Freedom of Press; Freedom of Expression; CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL; CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL; Cidadania; Cidadania; Democracia; Democracia; Direitos Fundamentais; Direitos Fundamentais; Direitos da Personalidade; Direitos da Personalidade; Direito de informação; Direito de informação; Liberdade de Imprensa; Liberdade de Imprensa; Liberdade de Expressão; Liberdade de Expressão; Citizenship; Citizenship; Democracy; Democracy; Fundamental Rights; Fundamental Rights; Rights of personality; Rights of personality; Right of information; Right of information; Freedom of Press; Freedom of Press; Freedom of Expression; Freedom of Expression


Descrição

Submitted by Diogo Mata (diogoxavier@direito.ufrj.br) on 2019-12-06T20:30:30Z No. of bitstreams: 1 BGMoses.pdf: 504685 bytes, checksum: 38ff4012e8d950457f5c196efb2cd79c (MD5)

Approved for entry into archive by Renata Souza (renatasouza@direito.ufrj.br) on 2019-12-09T16:59:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BGMoses.pdf: 504685 bytes, checksum: 38ff4012e8d950457f5c196efb2cd79c (MD5)

Made available in DSpace on 2019-12-09T16:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BGMoses.pdf: 504685 bytes, checksum: 38ff4012e8d950457f5c196efb2cd79c (MD5) Previous issue date: 2008

O presente trabalho versa sobre a questão do direito à privacidade diante do direito à liberdade de expressão, preocupando-se em estudar o problema da eventual colisão desses interesses a partir da Constituição Federal de 1988. Será ressaltada a importância do direito de informar e de ser informado, enfatizando-se a liberdade de expressão e a manifestação do pensamento como imperativos do regime democrático, bem como a questão da censura e o complexo problema dos possíveis conflitos com o direito da personalidade. Para tanto, parte-se da necessidade da adoção de um conceito de liberdade que favoreça a cidadania, evidenciando que o desenvolvimento desta, depende da garantia da igualdade de liberdade. Em seguida, estuda-se o direito de liberdade de expressão, informação, imprensa, privacidade, intimidade e honra dentro do ordenamento jurídico interno demonstrando a importância destes direitos, embora se ressalte a necessidade do indivíduo como pessoa humana ter seu direito à intimidade preservado. Em complemento a essa idéia, introduz-se um caso concreto referente a uma determinada atriz famosa, assim, se evidencia o transtorno que esta celebridade sofreu devido à existência de uma imprensa não comprometida com a verdade. Resulta-se, daí, a preocupação em se delinear os limites do direito a liberdade de imprensa. Por fim, se confirmará a necessidade de ser ter no país a imprensa atuando com ética e responsabilidade.

Tipo de Documento Monografia de licenciatura
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.