Author(s):
Schimith, Mateus
Date: 2017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Interpretação Teatral; Presença cênica; jogo; ator; relação; poética; Interpretação Teatral; Interpretação Teatral; Presença cênica; Presença cênica; jogo; jogo; ator; ator; relação; relação; poética; poética
Description
Submitted by Mateus Schimith (mateus.sba@gmail.com) on 2017-04-06T17:47:47Z No. of bitstreams: 1 SCHIMITH, Mateus (TESE).pdf: 1473732 bytes, checksum: e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa (MD5)
Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-04-10T11:39:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHIMITH, Mateus (TESE).pdf: 1473732 bytes, checksum: e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-10T11:39:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHIMITH, Mateus (TESE).pdf: 1473732 bytes, checksum: e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa (MD5)
CAPES
A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.