Detalhes do Documento

Materiais didáticos para o ensino dos saberes geométricos em fotografias de escolas primárias e normais paranaenses (1920-1930)

Autor(es): Camara, Alexsandra ; França, Iara da Silva

Data: 2022

Origem: Oasisbr

Assunto(s): saberes geométricos; fotografias; materiais didáticos; saberes geométricos; saberes geométricos; fotografias; fotografias; materiais didáticos; materiais didáticos


Descrição

Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9854

Neste artigo, tivemos como objetivo a compreensão de alguns elementos relacionados aos saberes geométricos prescritos para o ensino primário e para a formação de professores no estado do Paraná nas décadas de 1920 e 1930. Mais especificamente, procuramos identificar materiais didáticos que se faziam presentes em fotografias escolares da época e de que forma eles poderiam ser apropriados no desenvolvimento de conteúdos e métodos de ensino relacionados a esses saberes. Para tanto, analisamos relatórios de governo, programas de ensino e, em especial, fotografias de ambientes escolares do período. Podemos dizer que para o ensino de saberes geométricos veiculados nas matérias de Geometria e Desenho o uso de objetos se fez presente, de alguma forma, nas práticas escolares do estado. Além disso, o uso da fotografia como fonte histórica foi de grande importância para a compreensão de elementos da cultura escolar paranaense.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados