Detalhes do Documento

Gestão do conhecimento: o Kaizen como ferramenta para organização de aprendizagem

Autor(es): Knabben, Bernardo Calixto

Data: 2012

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Engenharia de produção; Aprendizagem organizacional; Just-in-time; Engenharia de produção; Engenharia de produção; Aprendizagem organizacional; Aprendizagem organizacional; Just-in-time; Just-in-time


Descrição

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

O estudo discute o processo de difusão de inovações tecnológicas e organizacionais na indústria brasileira, com ênfase na discussão das dificuldades encontradas pelas empresas ao implementar essas mudanças em face de seus impactos sobre os requisitos relacionados à qualificação e sobre o perfil da mão-de-obra e as relações de trabalho. Discute-se a maneira com que vem sendo copiadas as diversas técnicas sem que haja espaço para alterar relações de trabalho com vistas à implementação de parcerias efetivas. Parte-se do ponto de vista de que o conjunto de inovações tecnológicas e gerenciais que estão se difundindo na indústria em nível internacional apontam para a constituição de um novo paradigma de organização industrial, qualitativamente diferente do modelo de eficiência taylorista-fordista (organização científica do trabalho) que se forma e difunde a partir da Segunda Revolução Industrial. A difusão deste novo modelo em nível internacional, cujo processo de constituição se inicia nos anos 40 e 50, se acentua a partir da crise dos anos 70 e especialmente nos anos 80 e 90 devido às enormes pressões competitivas provocadas pela expressiva entrada das empresas japonesas nos mercados norte-americano e europeu e pela conseqüente ascensão do Japão ao grupo dos principais países industrializados.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.