Autor(es): Coser, Joni
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Engenharia eletrica; Algoritmos genéticos; Engenharia eletrica; Engenharia eletrica; Algoritmos genéticos; Algoritmos genéticos
Autor(es): Coser, Joni
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Engenharia eletrica; Algoritmos genéticos; Engenharia eletrica; Engenharia eletrica; Algoritmos genéticos; Algoritmos genéticos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
O trabalho descrito nesta dissertação trata do problema do planejamento da medição na estimação de estados em sistemas de potência. Um plano de medição define o tipo, o número e a posição das medidas a serem processadas por um estimador de estados para avaliar o estado de operação de um sistema elétrico de potência em tempo real. O principal objetivo do trabalho é implementar uma metodologia que permita obter planos de medição adequados para o processo de estimação de estados, de modo a possibilitar o processamento de medidas portadoras de erros de grande magnitude (erros grosseiros) a mínimo custo; os planos de medição devem ser ao mesmo tempo robustos face à perda de certos pontos de medição. A escolha de um plano de medição adequado nesse sentido é um problema do tipo combinatorial e, portanto, favorece o emprego dos algoritmos genéticos como método de busca na sua solução. Os resultados do emprego da metodologia desenvolvida são mostrados em sistemas-teste do IEEE e atestam a eficiência dos procedimentos empregados no tratamento do problema em questão.