Author(s):
Fernandes, Rúdi Mauro Pereira, 1992-
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29449
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Síndrome de hipersensibilidade a medicamentos; Eosinofilia; Reações adversas a medicamentos; Pediatria
Description
Introdução: Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms (DRESS) é uma síndrome rara, que corresponde a uma grave reação de hipersensibilidade a medicamentos. É caracterizada pelo aparecimento de lesões exantemáticas polimórficas, febre e disfunção multi-orgânica. O síndrome DRESS é uma entidade particularmente rara nas crianças. Caso clínico: Criança de 31 meses de idade, sexo masculino, com antecedentes de artrite sética, gengivoestomatite viral e rinite alérgica. É trazida ao serviço de urgência por exantema máculo-papular eritematoso pruriginoso, e febre (TT 38ºC), ao 8º dia de amoxicilina e ácido clavulânico. Ao exame objetivo apresentava moderado edema centro-facial, angioedema da língua e murmúrio vesicular rude. Laboratorialmente apresentava linfocitose atípica, elevação das transaminases hepáticas e aumento do ratio proteínas/creatinina na urina. A serologia para o vírus Epstein-Barr foi positiva para Ac. Anti-VCA-IgG e Ac. Anti-EBNA-IgG. As restantes serologias encontravam-se negativas. Conclusão: O DRESS síndrome é uma reação adversa medicamentosa (RAM) grave com características clínicas bem definidas e um complexo mecanismo fisiopatológico. O reconhecimento precoce deste quadro, a suspensão imediata do medicamento suspeito e a implementação de medidas de suporte revelam-se fundamentais no prognóstico e na redução da morbilidade/mortalidade destes pacientes. Neste caso clínico, o diagnóstico baseou-se na história clínica, no risco associado de certos medicamentos e em testes in vivo para a droga suspeita. A biopsia de pele sugestiva de RAM com a presença de eosinófilos e testes de hipersensibilidade não imediata, Patch tests, revelaram-se métodos úteis na confirmação de DRESS induzido por β-lactâmicos.