Autor(es):
Pichinelli, Marcela Agnes [UNESP]
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11449/124166
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Cão; Cirurgia - Tecnica; Osteossarcoma; Osteomielite; Radiography; Cão; Cão; Cirurgia - Tecnica; Cirurgia - Tecnica; Osteossarcoma; Osteossarcoma; Osteomielite; Osteomielite; Radiography; Radiography
Descrição
Made available in DSpace on 2015-07-13T12:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014. Added 1 bitstream(s) on 2015-07-13T12:25:06Z : No. of bitstreams: 1 000840714.pdf: 230229 bytes, checksum: ca021b983c00bf80fdd3b0eba375a0b2 (MD5)
O exame radiográfico é um procedimento simples e relativamente barato que pode ser utilizado para observação de estruturas ósseas e tecidos moles, incluindo suas alterações, sendo muito empregado em casos de suspeita de aumento de volume ósseo devido a tumores e inflamações. Osteossarcoma e osteomielite, além de causarem a alteração radiográfica acima citada, possuem imagem radiográfica muito semelhante na maioria dos casos, como proliferação e/ou lise óssea, presença do triângulo de Codman e perda do padrão trabecular ósseo, além de sintomas clínicos similares como claudicação e possível presença de fraturas patológicas. A necessidade de se realizar outros métodos de exame complementar paralelos à radiografia é muito importante na determinação de um diagnóstico seguro, o que implica em um tratamento precoce da doença evitando-se assim grande piora no estado geral do paciente. Esta revisão sistemática de literatura visa a comparação radiográfica entre osteomielite e osteossarcoma em cães, para auxilio do médico veterinário na diferenciação de seu diagnóstico.