Detalhes do Documento

Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário

Autor(es): Longo, Giovanna [UNESP]

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11449/93985

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Linguística; Latim - Estudo e ensino; Lingua materna - Estudo e ensino; Dicionário; Linguística; Linguística; Latim - Estudo e ensino; Latim - Estudo e ensino; Lingua materna - Estudo e ensino; Lingua materna - Estudo e ensino; Dicionário; Dicionário


Descrição

Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-02Bitstream added on 2014-06-13T19:07:24Z : No. of bitstreams: 1 longo_g_me_ararafcl.pdf: 356777 bytes, checksum: e4567379f9e0e1d73f004c607700308b (MD5)

A língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados