Publicação

A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente relatório resulta de uma investigação e intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. O estudo intitula-se “A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes”, tendo sido realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e numa turma do 2º ano do 1ª Ciclo do Ensino Básico, ambas no distrito de Braga. O projeto de investigação aqui apresentado assume algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação, caraterizada por uma espiral de ciclos, em que o investigador está em constante reflexão, com vista ao melhoramento da prática. O presente estudo pretende dar resposta à questão de investigação: “De que forma a organização do tempo escolar influencia o dia a dia das crianças e do Educador/Professor?”. Partindo desta questão foram definidos alguns objetivos que passam por observar, identificar e analisar a rotina dos grupos e os diferentes momentos da organização do tempo, de modo a compreender a influência que esta organização tem, quer no processo de aprendizagem das crianças quer nas práticas educativas dos professores. Uma vez que o projeto de investigação está ao serviço das práticas, este articula-se com os projetos de intervenção desenvolvidos nos diferentes níveis educativos. No que concerne à Educação Pré-Escolar, o projeto de intervenção intitulou-se “Caixinha dos Emojis: emoções e significados para as nossas palavras”. Relativamente ao 1º Ciclo do Ensino Básico o projeto foi denominado como “Descobrindo Braga a construir”. Globalmente, os resultados manifestam a diferenciação na organização do tempo escolar na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Em cada um dos níveis é possível verificar, através das evidências recolhidas, situações em que a organização do tempo escolar influencia o dia a dia dos intervenientes, tanto pela positiva como pela negativa.
Autores principais:Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
Assunto:Organização do tempo Tempo Tempo escolar Scholar time Time Time organization Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ano:2020
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade do Minho
Idioma:português
Origem:RepositóriUM - Universidade do Minho
_version_ 1867439813074878464
author Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
author_facet Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
author_role author
contributor_name_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
RepositóriUM - Universidade do Minho
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Araújo, Mariana Cerquinha Afonso\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
RepositóriUM - Universidade do Minho
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2022-05-24T10:47:05Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2022-05-24T10:47:05Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Organização do tempo
Tempo
Tempo escolar
Scholar time
Time
Time organization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
datacite.titles.title.fl_str_mv A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
Organizing educational time: the impact in the participants
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
RepositóriUM - Universidade do Minho
dc.creator.none.fl_str_mv Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-24T10:47:05Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2022-05-24T10:47:05Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77856
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.rights.copyright.fl_str_mv openAccess
dc.subject.none.fl_str_mv Organização do tempo
Tempo
Tempo escolar
Scholar time
Time
Time organization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
dc.title.fl_str_mv A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
Organizing educational time: the impact in the participants
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O presente relatório resulta de uma investigação e intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. O estudo intitula-se “A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes”, tendo sido realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e numa turma do 2º ano do 1ª Ciclo do Ensino Básico, ambas no distrito de Braga. O projeto de investigação aqui apresentado assume algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação, caraterizada por uma espiral de ciclos, em que o investigador está em constante reflexão, com vista ao melhoramento da prática. O presente estudo pretende dar resposta à questão de investigação: “De que forma a organização do tempo escolar influencia o dia a dia das crianças e do Educador/Professor?”. Partindo desta questão foram definidos alguns objetivos que passam por observar, identificar e analisar a rotina dos grupos e os diferentes momentos da organização do tempo, de modo a compreender a influência que esta organização tem, quer no processo de aprendizagem das crianças quer nas práticas educativas dos professores. Uma vez que o projeto de investigação está ao serviço das práticas, este articula-se com os projetos de intervenção desenvolvidos nos diferentes níveis educativos. No que concerne à Educação Pré-Escolar, o projeto de intervenção intitulou-se “Caixinha dos Emojis: emoções e significados para as nossas palavras”. Relativamente ao 1º Ciclo do Ensino Básico o projeto foi denominado como “Descobrindo Braga a construir”. Globalmente, os resultados manifestam a diferenciação na organização do tempo escolar na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Em cada um dos níveis é possível verificar, através das evidências recolhidas, situações em que a organização do tempo escolar influencia o dia a dia dos intervenientes, tanto pela positiva como pela negativa.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorium.uminho.pt/bitstreams/1a90e1c6-81c0-490f-a306-33627a59270b/download
id rum_68e08cff992d64ccac3d167600685f1f
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77856
instacron_str repositorium
institution Universidade do Minho
instname_str Universidade do Minho
language por
network_acronym_str rum
network_name_str RepositóriUM - Universidade do Minho
oai_identifier_str oai:repositorium.uminho.pt:1822/77856
organization_str_mv urn:organizationAcronym:repositorium
person_str_mv Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
publishDate 2020
reponame_str RepositóriUM - Universidade do Minho
repository_id_str urn:repositoryAcronym:rum
service_str_mv urn:repositoryAcronym:rum
spelling porporO presente relatório resulta de uma investigação e intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. O estudo intitula-se “A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes”, tendo sido realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e numa turma do 2º ano do 1ª Ciclo do Ensino Básico, ambas no distrito de Braga. O projeto de investigação aqui apresentado assume algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação, caraterizada por uma espiral de ciclos, em que o investigador está em constante reflexão, com vista ao melhoramento da prática. O presente estudo pretende dar resposta à questão de investigação: “De que forma a organização do tempo escolar influencia o dia a dia das crianças e do Educador/Professor?”. Partindo desta questão foram definidos alguns objetivos que passam por observar, identificar e analisar a rotina dos grupos e os diferentes momentos da organização do tempo, de modo a compreender a influência que esta organização tem, quer no processo de aprendizagem das crianças quer nas práticas educativas dos professores. Uma vez que o projeto de investigação está ao serviço das práticas, este articula-se com os projetos de intervenção desenvolvidos nos diferentes níveis educativos. No que concerne à Educação Pré-Escolar, o projeto de intervenção intitulou-se “Caixinha dos Emojis: emoções e significados para as nossas palavras”. Relativamente ao 1º Ciclo do Ensino Básico o projeto foi denominado como “Descobrindo Braga a construir”. Globalmente, os resultados manifestam a diferenciação na organização do tempo escolar na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Em cada um dos níveis é possível verificar, através das evidências recolhidas, situações em que a organização do tempo escolar influencia o dia a dia dos intervenientes, tanto pela positiva como pela negativa.application/pdfporA organização do tempo escolar: influência nos intervenientesAlternativeTitleporOrganizing educational time: the impact in the participantsAraújo, Mariana Cerquinha AfonsoCarvalho, Maria de Lurdes Dias deHostingInstitutionOrganizationalRepositóriUM - Universidade do Minhoe-mailmailto:repositorium@usdb.uminho.ptrepositorium@usdb.uminho.ptTID2029843112022-05-24T10:47:05Z202020202020-01-01T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/1822/77856http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessOrganização do tempoTempoTempo escolarScholar timeTimeTime organizationhttp://www.oecd.org/science/inno/38235147.pdfFields of Science and Technology (FOS)Ciências Sociais::Ciências da Educação9495334 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2020http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorium.uminho.pt/bitstreams/1a90e1c6-81c0-490f-a306-33627a59270b/download
spellingShingle A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
Araújo, Mariana Cerquinha Afonso
Organização do tempo
Tempo
Tempo escolar
Scholar time
Time
Time organization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Organização do tempo
Tempo
Tempo escolar
Scholar time
Time
Time organization
subject.other.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
title A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
title_full A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
title_fullStr A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
title_full_unstemmed A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
title_short A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
title_sort A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes
topic Organização do tempo
Tempo
Tempo escolar
Scholar time
Time
Time organization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic_facet Organização do tempo
Tempo
Tempo escolar
Scholar time
Time
Time organization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
url https://hdl.handle.net/1822/77856
visible 1