Publicação

Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:As crianças têm um papel cada vez mais importante na sociedade e em termos de consumo elas não são exceção. Os jogos, comidas, roupa, artigos de desporto, entre outros são os produtos mais consumidos por este target em expansão. A maioria das marcas de tecnologia não direciona a sua comunicação para as crianças e as próprias crianças apercebem-se disso. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado infantil na perspectiva do marketing e sua envolvente tecnológica. As crianças são não só o mercado futuro das empresas, como também o seu mercado atual, tendo em conta o seu rendimento disponível e, também, a influência exercida sobre os pais e família. Esta investigação foi realizada recorrendo a um estudo qualitativo, tendo sido efectuado um focus group com nove crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Verificou-se que as crianças participantes gastam o "seu dinheiro" (mesada ou dinheiro dos pais) sobretudo em jogos e outros produtos associados a tecnologia. O foco deste estudo foram os gadgets, mais especificamente smartphones e tablets. Este estudo revela que as crianças têm um papel importante na decisão de compra dos pais, influenciando diretamente ou indirectamente as suas decisões. Em tecnologia consideram-se mais informados e conhecedores do mercado do que os próprios pais e alguns familiares. O grupo de influência mais ativo é, sem dúvida, os amigos, visto as crianças gostarem de os impressionar e de se "sentirem confiantes" no seu grupo de pertença.
Autores principais:Gomes, Leila Alexandra Ramos
Assunto:Crianças Gadgets Smartphones Tablets Marcas Comportamento do Consumidor Grupos de Influência Children Brands Consumer Behavior Groups of Influence
Ano:2014
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1866810814710677504
author Gomes, Leila Alexandra Ramos
author_facet Gomes, Leila Alexandra Ramos
author_role author
contributor_name_str_mv Duarte, Margarida
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Gomes, Leila Alexandra Ramos\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Gomes, Leila Alexandra Ramos
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2015-06-16T08:48:43Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2015-06-16T08:48:43Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
datacite.titles.title.fl_str_mv Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Gomes, Leila Alexandra Ramos
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-16T08:48:43Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2015-06-16T08:48:43Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8788
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
dc.title.fl_str_mv Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description As crianças têm um papel cada vez mais importante na sociedade e em termos de consumo elas não são exceção. Os jogos, comidas, roupa, artigos de desporto, entre outros são os produtos mais consumidos por este target em expansão. A maioria das marcas de tecnologia não direciona a sua comunicação para as crianças e as próprias crianças apercebem-se disso. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado infantil na perspectiva do marketing e sua envolvente tecnológica. As crianças são não só o mercado futuro das empresas, como também o seu mercado atual, tendo em conta o seu rendimento disponível e, também, a influência exercida sobre os pais e família. Esta investigação foi realizada recorrendo a um estudo qualitativo, tendo sido efectuado um focus group com nove crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Verificou-se que as crianças participantes gastam o "seu dinheiro" (mesada ou dinheiro dos pais) sobretudo em jogos e outros produtos associados a tecnologia. O foco deste estudo foram os gadgets, mais especificamente smartphones e tablets. Este estudo revela que as crianças têm um papel importante na decisão de compra dos pais, influenciando diretamente ou indirectamente as suas decisões. Em tecnologia consideram-se mais informados e conhecedores do mercado do que os próprios pais e alguns familiares. O grupo de influência mais ativo é, sem dúvida, os amigos, visto as crianças gostarem de os impressionar e de se "sentirem confiantes" no seu grupo de pertença.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/dcc798c7-5c72-4aad-a945-14427ae61ccb/download
id ul_bdfebc446e893264df53ae35f14b29b1
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8788
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10400.5/8788
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Gomes, Leila Alexandra Ramos
publishDate 2014
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porInstituto Superior de Economia e GestãoporAs crianças têm um papel cada vez mais importante na sociedade e em termos de consumo elas não são exceção. Os jogos, comidas, roupa, artigos de desporto, entre outros são os produtos mais consumidos por este target em expansão. A maioria das marcas de tecnologia não direciona a sua comunicação para as crianças e as próprias crianças apercebem-se disso. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado infantil na perspectiva do marketing e sua envolvente tecnológica. As crianças são não só o mercado futuro das empresas, como também o seu mercado atual, tendo em conta o seu rendimento disponível e, também, a influência exercida sobre os pais e família. Esta investigação foi realizada recorrendo a um estudo qualitativo, tendo sido efectuado um focus group com nove crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Verificou-se que as crianças participantes gastam o "seu dinheiro" (mesada ou dinheiro dos pais) sobretudo em jogos e outros produtos associados a tecnologia. O foco deste estudo foram os gadgets, mais especificamente smartphones e tablets. Este estudo revela que as crianças têm um papel importante na decisão de compra dos pais, influenciando diretamente ou indirectamente as suas decisões. Em tecnologia consideram-se mais informados e conhecedores do mercado do que os próprios pais e alguns familiares. O grupo de influência mais ativo é, sem dúvida, os amigos, visto as crianças gostarem de os impressionar e de se "sentirem confiantes" no seu grupo de pertença.application/pdfporPreferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criançaGomes, Leila Alexandra RamosDuarte, MargaridaHostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@reitoria.ulisboa.ptrepositorio@reitoria.ulisboa.pt2015-06-16T08:48:43Z20142014-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.5/8788http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessCriançasGadgetsSmartphonesTabletsMarcasComportamento do ConsumidorGrupos de InfluênciaChildrenBrandsConsumer BehaviorGroups of Influence960170 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/dcc798c7-5c72-4aad-a945-14427ae61ccb/download
spellingShingle Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
Gomes, Leila Alexandra Ramos
Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
title Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_full Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_fullStr Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_full_unstemmed Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_short Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_sort Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
topic Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
topic_facet Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
url http://hdl.handle.net/10400.5/8788
visible 1