Document details

Problemas comportamentais, supervisão parental e suporte social em jovens delinquentes institucionalizados

Author(s): Ferro, João Guilherme Pires José

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5372

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito


Description

O presente estudo objetiva analisar quais os comportamentos problemáticos mais frequentes entre jovens institucionalizados e não institucionalizados, bem como os níveis de supervisão parental efetuada e de suporte familiar que ambos auferem. Mais especificamente vai-se investigar a existência de relações entre comportamentos problemáticos, supervisão parental, e suporte familiar, visto estes três fatores representarem as causas mais frequentes para a entrada dos jovens em Centro Educativo. Os comportamentos problemáticos foram avaliados através do instrumento “Perception of Problem Behavior”, de Loeber, Farrington, Stouthamer-Loeber e adaptado à população portuguesa por Vilhena e Cardoso em 2011. Para avaliar a supervisão parental foi utilizado o instrumento “Parental Supervision”, de Arthur, Hawkins, Pollard, Catalano e Baglioni em 2002, adaptado à população portuguesa por Vilhena e Cardoso em 2011. Sendo o suporte familiar avaliado pela versão experimental da Escala de Perceção de Suporte da Família (PSS-Fa), de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos e Nunes, 2013 A amostra utilizada para este estudo é constituída por 71 jovens de ambos os sexos, dos quais 36 se encontram a cumprir medida tutelar de internamento no Centro Educativo da Bela Vista, em Lisboa, e 35 se encontram a estudar no ensino recorrente, na Escola Emídio Navarro, em Almada. Os jovens que constituem esta amostra são na maioria de nacionalidade portuguesa, e têm idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos de idade, sendo a média de idades de 16 anos. Os resultados deste estudo apontam a diferenças verificadas entre rapazes e raparigas institucionalizados, sendo as raparigas quem apresenta uma maior tendência a adotar comportamentos problemáticos. Verificou-se também a não existência de diferenças significativas entre jovens institucionalizados e não institucionalizados ao nível de comportamentos problemáticos e de suporte familiar. Através da análise dos resultados observou-se ainda a existência de uma relação negativa entre supervisão parental e comportamentos problemáticos, sendo que quanto menor a supervisão parental, maior a probabilidade de envolvimento em comportamentos problemáticos.

This study aims to analyze what the most frequent problems of behavior between institutionalized and non-institutionalized young people, as well as parental supervision levels and the family support that both receive. More specifically going investigate the existence of relations between problem behaviors, parental supervision, and family support , as these three factors represent the most frequent causes for the entry of young people in Educative Center. The problem behaviors were evaluated through the instrument Perception of Problem Behavior, by Loeber, Farrington, Stouthamer-Loeber, and adapted to the portuguese population by Vilhena and Cardoso, in 2011. To assess parental supervision, was used the instrument Parental Supervision, of Arthur, Hawkins Pollard, Catalano and Baglioni, in 2002, adapted to the portuguese population by Vilhena and Cardoso in 2011. And the family support was assessed by experimental version of the Perception of Support Scale-Family (PSS-Fa), by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos and Nunes, 2013. The sample for this study consists of 71 young people of both sexes, of which 36 are institutionalized in Educative Center of Bela Vista, in Lisbon, and 35 are studying in recurrent education, on the School Emidio Navarro, in Almada. Young people who make up this sample are mostly of portuguese nationality, and are between the 14 and 19 years of age, with a mean of age of 16 years. The results of this study point to differences found between boys and girls institutionalized, and are the girls what have a greater tendency to adopt problematic behaviors. It was also found that there were no significant differences between young people institutionalized and not institutionalized at the level of problem behaviors and support of family. The results Showed also the existence of a negative relationship between parental supervision and behavioral problems, because the lower the parental supervision, the greater the likelihood of Involvement in problem behaviors.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jólluskin, Gloria; Cardoso, Jorge
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents