Author(s):
Silva, Fátima H. ; Fernandes, Paula Odete
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7401
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Satisfação de alunos; Instituições de ensino superior; Análise factorial; Análise importância-satisfação
Description
Num ambiente competitivo as Instituições de Ensino Superior procuram uma posição diferenciadora e de referência no domínio e mercado onde actuam, com vista a captar alunos e a lutar pela sua sobrevivência, necessitando identificar quais os factores determinantes que influenciam a satisfação dos seus clientes, para criarem vantagens competitivas. Assim, foi propósito deste estudo reconhecer os factores que os alunos preponderam na escolha da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança e identificar os factores chave que influenciam a satisfação dos mesmos. Dos resultados obtidos identificaram-se os seguintes 7 factores que os alunos consideram ser os mais importantes para a Instituição: Atendimento ao Aluno; Qualidade de Ensino; Apoio Social ao Aluno; Serviços Bibliotecários; Competências dos Docentes, Actividades Extra-Curriculares e os Meios de Apoio à Aprendizagem. Pela Análise Importância-Satisfação concluiu-se que os alunos encontram-se bastante satisfeitos com os Factores que consideraram importantes e com os serviços prestados pela Instituição.