Document details

Relatório de prática educativa

Author(s): Pereira, Francisco António

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8897

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Música; Ensino; Jazz; Canto; Improvisação; Metodologia; Music; Teaching; Singing; Improvisation; Methodology


Description

Este trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. O presente relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é relativa à Observação em Contexto Educativo realizado nas aulas do Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música do Porto. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda a componente prática do estágio realizado numa classe de conjunto da variante Jazz do Conservatório de Música do Porto. O terceiro e último capitulo deste trabalho aborda um projeto de intervenção, realizado no Conservatório, que relata e analisa um projeto dos docentes de Jazz da escola intitulado Jazz no CMP. Por fim, as minhas conclusões e reflexões finais sobre a Prática Educativa e o papel da docência no Jazz e o Ensino da Música.

This paper is a Report on Educational Practices that is part of the Master in Music Education programme of the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo of Porto. This paper is intended to be a reflexive report on music teaching, it’s trials and challenges, on the implementation of new jazz studies in Portuguese public music schools. This paper is divided in three chapters. The first chapter address Observation of Educational Contexts that were made in Classical Singing classes at the Conservatório de Música do Porto. The second, Supervised Educational Practices, addresses the procedural part of the internship in a jazz combo class at the Conservatório de Música do Porto. The last chapter of this paper discusses an intervention project hosted at the Conservatório de Música do Porto. It describes and analyses a jazz teachers project for the school called Jazz no CMP. Finally, I state my conclusions and final thoughts about my Educational Practice in Jazz studies and what I believe to be the teachers role in Jazz and music education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents