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A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada

Author(s): Costa, Joana Andreia

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo


Description

A profissão docente exige dos profissionais um grande sentido de responsabilidade. Destes depende a evolução e crescimento de cada criança com que são confrontados. No entanto, cada criança nas suas características que a define é diferente e, consequentemente, exige do educador / professor uma intervenção diferenciada. Assim, ao profissional da educação, independentemente da valência onde se encontra a trabalhar, é exigido, mais do que ser competente a nível científico, que seja competente também a nível social e afetivo. Um educador ou professor eficiente é capaz de se relacionar com o grupo e com cada criança individualmente construindo com cada uma um laço que determinará a sua prática já que, já que conhecendo os interesses e necessidades de cada criança, conseguirá agir adequadamente. A postura reflexiva apresenta-se também como aspeto determinante para uma prática ajustada ao grupo com que se encontra a trabalhar pois refletindo sobre a sua intervenção toma consciência do que necessita de reajustar. Uma vez que a aprendizagem é um processo que decorre ao longo de toda a vida, a articulação entre níveis de ensino é essencial à produção de aprendizagens significativas. O relatório que se segue espelha o culminar dos estágios nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção inerente a estas regeu-se por alguns princípios estruturais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a intencionalidade educativa devidamente sustentada nas quatro etapas da ação – observar, planificar, agir e avaliar. A importância do envolvimento parental para o desenvolvimento harmonioso das crianças representou também um aspeto essencial na prática assim como o recurso a autores de referência para fundamentar as intervenções. ABSTRACT The professor profession requires a great sense of professional responsibility. These depends on the development and growth of each child they face. However, each child in have different characteristics that define them and therefore requires the educator / teacher differentiated intervention. Thus, professional education, regardless of valence, is required more than being competent in a scientific level , it is also relevant to an social and emotional level An effective teacher or educator is able to relate with the group and with each child individually, building a bond. That bond will determine he´s practice because you can only be able to act accordingly as knowing the interests and needs of each child. The reflective thought is also determinant for a readjust of the practical to the group and their needs, only with this thought we can became aware if our work is being efficient. Since learning is a process that takes place over a lifetime, the link between education levels is essential to the production of meaningful learning. The following report reflects the culmination of stages in valences of Preschool Education and 1st cycle of basic education. Inherent to such intervention was governed by some structural principles in the teaching- learning process, including the educational intention adequately supported in the four action steps - observe, plan, act and evaluate. The importance of parental involvement for the harmonious development of children was also an essential aspect in practice as well as the use of reference authors to justify interventions

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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