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Processo de mudança em psicoterapia e o uso de sistemas de feedback: perspectiva do paciente e do terapeuta

Author(s): Vaz, Alexandre Magalhães

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/5112

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Investigação em psicoterapia; Processo de mudança; Sistemas de feedback; Perspectiva do cliente; Perspectiva do terapeuta; Método fenomenológico; Psychotherapy research; Change process; Feedback systems; Cient perception; Therapist perception; Phenomenological method; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Objectivo: O uso de sistemas de feedback em psicoterapia pode levar a melhores resultados clínicos e a um diminuir significativo do número de clientes em deterioração (Lambert & Shimokawa, 2011). No entanto, ainda pouco se sabe quanto aos factores que moderam os efeitos destes sistemas, e o que poderá ser feito para os potenciar (Wampold, 2015). A literatura disponível sugere que a atitude do terapeuta e do cliente para com os sistemas de feedback poderá influenciar significativamente os efeitos destes sistemas (Lutz et al., 2015). Assim sendo, o nosso estudo pretende investigar, de um modo mais aprofundado, a perspectiva de cliente e terapeuta sobre o acompanhamento psicológico, focando-nos nas atitudes destes participantes associadas ao uso de sistemas de feedback ao longo do acompanhamento, e o modo como estas influenciaram o processo terapêutico. Método: Foram selecionadas duas díades terapêuticas, cada uma constituída por um cliente e um psicoterapeuta, que realizaram catorze sessões de psicoterapia com periodicidade semanal. Os principais instrumentos para recolha de dados foram o protocolo da Entrevista de Mudança Psicoterapêutica do Cliente (Sales et al., 2007) e a Entrevista de Mudança Psicoterapêutica do Terapeuta. Os dados foram analisados segundo a metodologia qualitativa e fenomenológica de Giorgi (2009). Resultados: Emergiram várias dimensões únicas e comuns, entre terapeutas e clientes, sobre a experiência do uso de sistemas de feedback em psicoterapia. Todos os participantes valorizaram a monitorização de resultados terapêuticos ao longo do processo, e o modo como esta permitia a clarificação de objectivos e tarefas terapêuticas. Os sistemas ajudaram também no iniciar, explorar e aprofundar de diálogos “difíceis”, sendo assim facilitadores na comunicação que permitiram, aos terapeutas, um melhor entendimento da vivência dos seus clientes e adaptação às suas necessidades. Conclusões: Os sistemas de feedback podem servir de apoio a terapeutas e clientes, ao longo do processo terapêutico. É proposto que o conceito clínico de metacomunicação (Safran & Kraus, 2014) possa ser útil no explicar dos efeitos destes sistemas.

ABSTRACT: Aim: Routine outcome monitoring, or feedback systems, may lead to improved therapy outcomes (Lambert & Shimokawa, 2011). Nevertheless, little is known about the variables that mediate these feedback effects (Wampold, 2015). Previous research shows that therapist’s and client’s attitudes towards feedback systems may influence significantly their effects (Lutz et al., 2015). Therefore, our study aims at investigating more deeply the therapist’s and client’s perspective on their psychotherapy process and, specifically, their use of feedback systems in it, and how this influenced the therapy. Method: Two therapeutic dyads were selected, each constituted by a client and a therapist, having concluded a fourteen session psychotherapy process. Data was collected using the portuguese version of the Client Change Interview protocol (Sales et al., 2007) and the Therapist Change Interview, and analyzed with the qualitative and phenomenological method of Giorgi (2009). Results: Several main dimension emerged as common and unique, amongst therapists and clients, on their experience of the use of feedback systems in psychotherapy. All the participants valued the routine outcome measuring process, and the ways in which it allowed a clarifying of therapy tasks and objectives. The feedback systems also helped start, explore and deepen difficult therapy dialogues. This allowed therapists to get a better understanding of their clients lived experience, and thus better adapting to their particular needs. Conclusions: Feedback systems may be of help to both therapists and clients, during the psychotherapy process. Metacomunication (Safran & Kraus, 2014) is proposed to be a useful clinical concept for the understanding of feedback effects.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Daniel Cunha Monteiro de
Contributor(s) Repositório do ISPA
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