Author(s): Pedro, N. ; Gonçalves, Ana
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/26448
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): E-learning; Inovação no ensino superior; LMS; Tecnologias
Author(s): Pedro, N. ; Gonçalves, Ana
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/26448
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): E-learning; Inovação no ensino superior; LMS; Tecnologias
Colóquio realizado no Pavilhão do Conhecimento, nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2013
O presente artigo descreve, sob uma perspectiva longitudinal o processo de adoção de plataformas learning management system no contexto do ensino superior português: tomando como exemplo o processo de implementação e de disseminação de tais sistemas na Universidade de Lisboa entre os anos lectivos de 2008/09 e 2012/13. Dados dos relatórios do sistema associados a cada uma das diferentes áreas científicas - organizadoras das 11 faculdades e institutos- bem como à globalidade da Universidade são apresentados e discutidos. A teoria de difusão da informação de Rogers (2003) é mobilizada como quadro teórico explicativo das diferentes etapas e ritmos encontrados no processo em estudo.